Peritos do INSS fazem paralisação reivindicando reajuste salarial em agência de Campinas


Categoria também reivindica a contratação de ao menos 1.500 novos peritos e que o governo cumpra o acordo fechado em 2022, depois que os peritos fizeram uma greve que durou 52 dias. Peritos do INSS suspendem atendimento em protesto por reajuste salarial de 23%
Peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fizeram uma paralisação na manhã desta quarta-feira (17), reivindicando reajuste salarial. A paralisação aconteceu na frente da unidade do INSS na rua Barreto Leme, no Centro de Campinas.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Diversas pessoas tinham perícia agendada para esta quarta e foram pegas de surpresa. A previsão dos peritos é de três paralisações neste mês de janeiro.
Durante a paralisação na agência do INSS no Centro de Campinas, uma fila de segurados se formou ao longo da manhã. São pessoas que estão com perícia agendada há meses, como o Rodrigo Baquete. Ele deu entrada no auxílio doença em outubro do ano passado e a perícia foi marcada para esta quarta, às 7h. Contudo, devido a paralisação, não conseguiu passar pelo médico.
“Fiquei muito chateado porque estou com contas atrasadas e precisando muito de um ordenado e estou sem receber nada, só minha esposa que está arcando com tudo. E tem pessoas até pior do que eu, quase que impossibilitada de se locomover, então é decepcionante”, lamenta.
O Guilherme Parmeggiani viajou de Sumaré até Campinas, mas acabou perdendo a viagem. “O pessoal sempre reclamou que a perícia para fazer em Sumaré é demorada, que tem risco de eles remarcarem, então eu optei por vir aqui até Campinas e foi viagem perdida. Remarcaram para o dia 9 de fevereiro e eu espero que consiga fazer a perícia”, conta.
Reivindicações
A categoria reivindica reajuste salarial de 23%, contratação de ao menos 1.500 novos peritos e que o governo cumpra o acordo fechado em 2022, depois que a categoria fez uma greve que durou 52 dias.
Apesar da paralisação, a recomendação é que o segurado com consulta agendada compareça ao local da perícia na hora marcada. Caso a pessoa falte, só poderá marcar uma nova data depois de um mês.
O Tiago sofreu um acidente de moto e está afastado do trabalho desde novembro. Ele foi um dos poucos que conseguiu passar por perícia nesta quarta. “Nem todos estão conseguindo porque não tem muito perito. Eu vi dois lá dentro”, relata.
Agência do INSS no Centro de Campinas
Reprodução / EPTV
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.