Produtores perdem mais de mil litros de leite devido a quedas na energia no Paraná


Energia é essencial para conservar leite armazenado. Produtores de Candói relatam que enfrentam o problema há mais de um mês. Copel afirma que vai realizar serviços de inspeção e manutenção preventiva e dentro de 30 dias deve terminar instalação de religador automático na região. Elza Marques Sinhorin já teve que jogar fora mais de 1.200 litros de leite
Reprodução/RPC
Produtores de Candói, na região central do Paraná, acumulam perdas superiores a mil litros de leite neste início de ano devido a quedas na energia.
Como a energia é essencial para conservar leite armazenado, o produto tem estragado e os produtores têm sido forçados a jogarem a bebida fora.
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É o caso de Elza Marques Sinhorin, que conta que nos cinco primeiros dias de fevereiro já houve duas quedas de energia na propriedade.
Com isso, a produtora rural teve que jogar fora mais de 1.200 litros de leite.
E o prejuízo vai além do produto perdido: a oscilação da energia também afetou o resfriador, que está no conserto.
Elza Marques Sinhorin já teve que jogar fora mais de 1.200 litros de leite
Reprodução/RPC
Na propriedade de Josmar Wegner Miloski, a oscilação foi ainda maior. Ele conta que na semana passada percebeu cerca de 10 picos de energia por dia.
“Vinha a luz, ficava uns 10 minutos e desligava de novo. Aí mais uns 50 minutos sem luz, mais ou menos. Já fiz sete reclamações na Copel por conta disso”, relata o produtor, que já perdeu mais de 800 litros de leite.
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O que diz a companhia de energia elétrica
A Companhia Paranaense de Energia (Copel) disse que os desligamentos registrados em janeiro e no início de fevereiro na área rural de Candói se devem a diferentes motivos. Entre eles, estão os temporais dos últimos meses.
A companhia também promete que, nos próximos dias, vai realizar serviços de inspeção e manutenção preventiva ao longo de toda a rede, incluindo vistoria das estruturas, substituição de componentes, poda de árvores, roçada da vegetação adjacente e instalação de novos equipamentos.
“Paralelamente, a Copel informa que está realizando, na rede da região, obras que somam aproximadamente R$ 10 milhões e vão beneficiar diretamente os consumidores assim que concluídas. Uma delas é uma interligação de rede trifásica rural, que integra o Programa Paraná Trifásico, e outra é a instalação de um religador automático, equipamento capaz de religar a rede rapidamente em alguns tipos de desligamentos. Com os investimentos, a expectativa é de uma redução no número e na duração de desligamentos”, afirma.
Queda de energia pode render indenização
A queda de energia pode render indenização aos consumidores. Apenas em 2023, a Copel recebeu 28 mil pedidos de ressarcimento de aparelhos e equipamentos supostamente danificados após problemas na rede de energia.
Do total, 7 mil foram indenizados – uma média um a cada quatro pedidos.
Conforme a Copel, o pagamento do conserto ou a troca do aparelho pode ser feito em 90 dias, caso os técnicos identifiquem que o problema foi causado na rede de energia.
A solicitação deve ser feita em até, no máximo, cinco anos após a data da ocorrência. Veja como solicitar.
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