Campinas fecha 2023 com 10 mil ocorrências de som alto: veja bairros ‘campeões’, regras e punições


Centro e Cambuí lideram em reclamações, mas Satélite Íris e Taquaral também acumulam registros. GM de Campinas registra 10,6 mil ocorrências de perturbação do sossego em 2023
Campinas (SP) fechou o ano passado com 10.601 ocorrências de som alto, segundo a Guarda Municipal. O bairro “campeão” de reclamação foi o Centro, que somou 543 denúncias ao longo dos 12 meses.
Uma moradora que pediu para não se identificar enviou um vídeo para EPTV, afiliada da TV Globo, que registra o alvo volume perto da casa dela.
“Esse problema começou desde que abriu uma adega aqui na esquina. Faz quatro semanas que está consecutivamente o barulho de domingo para segunda. (…) No sábado eles vão até 23h e param, porém no domingo eles vão até 4h da manhã”, disse a mulher.
“O barulho vem dentro de casa, parece que vocês está junto com ele. Então a gente tem criança, tem idoso que mora na rua, tem autista…”, lamenta.
Moradora reclama de som alto durante a madrugada de domingo em Campinas
Reprodução/EPTV
🔈 Entre julho de 2022 – quando a lei de perturbação do sossego começou a valer – e dezembro do mesmo ano, foram registrados 5.012 reclamações. Veja, abaixo, a lista de bairros com mais ocorrências por ano.
2022🧨
Centro – 241
Cambuí – 193
Satélite Íris – 170
Taquaral – 156
Jardim Conceição – 119
2023🧨
Centro – 543
Cambuí- 346
Satélite Íris – 250
Taquaral – 238
Parque Taquaral – 232
O que diz a legislação?
📢 O que é perturbação do sossego? Segundo a lei, é considerada perturbação do sossego a reprodução sonora acima do nível tolerado depois das 22h. Para ruas e avenidas maiores, o limite é de 70 decibéis; já para ruas menores e áreas residenciais, o máximo é de 55 decibéis.
👮 Quem faz a fiscalização? A Guarda Municipal, que monitora a poluição sonora, especialmente, em bares, baladas, comércios de bebidas, restaurantes, casas noturnas, entre outros estabelecimentos.
📡 Como é feita a medição? Os guardas municipais usam o decibelímetro, um equipamento que faz a medição dos níveis de pressão sonora e, consequentemente, da intensidade do som.
💸 Qual é a multa para quem perturba o sossego? A autuação vai de 100 a 3 mil Unidades Fiscais (UFIC), que correspondem ao valor de R$ 4,66, dependendo da gravidade da infração.
📞 Como denunciar? Para denunciar perturbação do sossego, a população deve ligar nos telefones 153 ou 156.
VÍDEOS: destaques da região de Campinas

Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.