Profissionais da saúde recebem capacitação sobre tratamento da Hanseníase em Santarém


Mais de 200 profissionais do SUS participaram do treinamento que aconteceu na sexta-feira (2). Capacitação aconteceu no fim de semana em Santarém
Divulgação/Semsa
Mais de 200 profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) em Santarém, no oeste do Pará participaram de uma capacitação sobre fluxos de tratamento da Hanseníase. A formação aconteceu na sexta (2).
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Participaram da capacitação médicos e enfermeiros. No encontro foi abordado a importância do diagnóstico e tratamento precoce da hanseníase nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).
As orientações teóricas foram realizadas pelo Dr. Karlisson Cunha e pela referência técnica da Sespa, Andrea Leite. No encontro os profissionais também puderam assistir a uma demonstração da abordagem prática para o diagnóstico por meio do procedimento de biópsia da pele humana, utilizando fragmento orgânico como exemplo prático para a coleta histopatológica.
“Além da parte teórica, que é essencial, eu quis trazer essa abordagem prática e lúdica. Para que os profissionais possam estar realizando nas UBS e, com isso, vamos conseguir qualificá-los para aumentar a efetividade no diagnóstico, aprimorando a resolutividade na atenção primária,” pontua o Dr. Karlisson Cunha.
📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do g1 Santarém e região no WhatsApp
Mais de 200 profissionais da saúde participaram da capacitação em Santarém
Divulgação/Semsa
Sintomas da hanseníase
Manchas na pele com alterações na sensibilidade.
Sensações de fisgada, dormência e formigamento.
Perda de pelos, inchaço e dor em mãos e pés.
Redução de força muscular, caroços no corpo, pele seca e olhos ressecados.
Feridas, sangramento, ressecamento no nariz, febre e mal-estar geral.
Sobre a doença
A hanseníase é uma doença infecciosa crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que afeta primariamente a pele e os nervos. Ao iniciar o tratamento, o paciente não transmite mais a doença.
Tratamento
Todas as UBS’s oferecem diagnóstico e tratamento gratuitos. O médico realiza exame clínico e, se diagnosticado, o tratamento com comprimidos diários é fundamental para a cura e prevenção de incapacidades.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.