Paraná tem menor primeira safra de milho desde 1998, diz Deral


Segundo levantamento, foram plantados 291 mil hectares nessa safra, 23% a menos do que na mesma safra no ano passado. Paraná tem menor primeira safra de milho já registrada
Um levantamento do Departamento de Economia Rural do estado (Deral-PR) revelou que o Paraná está com a menor primeira safra de milho desde 1998, ano em que o órgão começou a acompanhar a produção.
Conforme o Deral, 20% das lavouras foram colhidas até agora. Foram plantados 291 mil hectares nessa safra, 23% a menos do que os 379 mil hectares na mesma safra do ano passado.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Segundo Edmar Gervásio, analista do Deral, as perdas aconteceram pela questão do clima, que afetou todas as lavouras de verão.
“A expectativa é que o Paraná colha em torno de 2,6 milhões de toneladas nesta safra. Para se ter uma ideia de grandeza, na segunda safra a expectativa é que sejam colhidos em torno de 14 milhões de toneladas”, explicou Edmar.
Expectativa é segunda safra seja melhor no Paraná
Gilson Abreu/AEN
Leia também:
Inspiração: Mulher passa no vestibular após 18 anos em situação de rua
Denúncia: Casal é suspeito de esquema de tráfico de pessoas em Foz do Iguaçu
Acidente: Batida entre caminhão e ambulância com grávida em trabalho de parto deixa duas pessoas em estado grave
Na propriedade do agricultor Ozébio Nesi, em Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, já chegou a hora de colher o milho que ele plantou em setembro do ano passado.
A produtividade acabou ficando abaixo da expectativa: o agricultor está colhendo, em média, 150 sacas de milho por hectare.
“Tinha potencial para dar 200, 250 por hectare, se ele conseguisse nascer com standard bom, com a adubação que fizemos, com as coberturas que fizemos”, ele diz.
Vídeos mais assistidos no g1 PR:
Leia mais notícias do estado em g1 Paraná.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.