
Samuel morreu após levar um tiro no rosto em Santos (SP), o irmão foi morto com quatro tiros em 2018, em Santo André (SP), após sair do Batalhão da PM. Samuel (à esquerda) e o irmão Kennedy morto a tiros em 2018
Redes sociais
A família Cosmo sofreu um duro golpe novamente. O assassinato do PM da Rota Samuel Wesley Cosmo, de 35 anos, em Santos, no litoral de São Paulo, é o segundo em quase seis anos. O irmão dele, Kennedy Willian Cosmo também era policial militar e foi morto a tiros em abril de 2018.
O PM da Rota Samuel foi morto com um tiro no rosto, no final da tarde da sexta-feira (2), durante um patrulhamento de rotina em uma comunidade do Bairro Bom Retiro. As imagens da câmera corporal presa ao uniforme dele, que foram obtidas pelo g1, mostram o momento em que a ele é atingido no olho direito e cai. O policial foi socorrido, levado à Santa casa, mas morreu na mesma noite.
O pai dos PM’s mortos é policial civil e atua no Distrito Federal. Samuel deixou esposa e duas filhas gêmeas, ainda bebês. Ele foi sepultado na tarde de sábado (3) no Cemitério do Araçá, no bairro Pacaembú, em São Paulo.
Kenedy Willian Cosmo
Kennedy Willian Cosmo foi morto em 2018
Redes sociais
Era quatro anos mais novo que Samuel, tinha 25 quando foi assassinado na saída do trabalho, em Santo André, no ABC Paulista. De acordo com o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), Kennedy morreu na noite de 7 de abril de 2018, no estacionamento ao lado do 41º Batalhão Metropolitano da Polícia Militar (BPM).
A vítima havia entrado no carro quando criminosos armados se aproximaram e efetuaram quatro disparos. Kennedy ainda tentou deixar o local, mas bateu com o carro. Ele foi socorrido e levado ao Centro Hospitalar de Santo André, mas não resistiu.
Soldado da Rota assassinado em Santos
PM da Rota Samuel Wesley Cosmo deixou esposa e duas filhas bebês
Redes sociais
O boletim de ocorrência, obtido pelo g1, o assassinato de Samuel ocorreu na Praça José Lamacchia, bairro Bom Retiro, por volta de 17h da última sexta-feira (2). Ele e outros dois PM’s aparecem nas imagens registradas pela câmera corporal da vítima avançando pela comunidade conhecida como “Mangue Seco” para coibir o tráfico de drogas.
No vídeo é possível ver Samuel se deslocar sozinho e, ao entrar em uma viela, dar de frente com um suspeito vestido de azul. O homem parece atirar contra o rosto do policial e corre. O disparo atingiu o olho direito de Samuel, que morreu na noite de sexta-feira (2).
No local da ocorrência, a polícia apreendeu um celular, um carregador de pistola e um estojo de munição 9mm. O caso é investigado pela Delegacia de Homicídio de Santos.
Vídeo mostra o PM da Rota sendo baleado no rosto em viela no litoral de SP
O restante da equipe o encontrou no chão, com um ferimento por arma de fogo no olho direito. O suspeito fugiu em seguida, e não foi identificado ou localizado.
No local do crime, a polícia encontrou um celular, que foi apreendido. Também foram localizados um estojo e um carregador de munição, que foram levados a um perito.
PM da Rota Samuel Wesley Cosmo morreu após ser baleado em Santos (SP)
Reprodução
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), uma Operação Escudo — de repressão a crimes contra as forças de segurança — está sendo realizada no litoral com o objetivo de identificar e prender suspeitos de envolvimento no caso. O número de procurados não foi divulgado.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos