Catadores de recicláveis são retirados do lixão pela PM e Guarda Civil de Teresópolis


Ação ocorreu nesta quinta-feira (28). O lixão foi interditado pelo Inea após incêndio em junho deste ano. Os catadores estão há mais de seis meses sem trabalhar no local. Operação no lixão do Fischer, em Teresópolis, tirou catadores de recicláveis que atuavam no local, que está interditado
Divulgação Guarda Municipal
Os policiais do 30° Batalhão de Polícia Militar, em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, participaram de uma operação, nesta quinta-feira (28), em apoio à Guarda Civil Municipal no lixão do Fischer, na Prata.
Em junho deste ano o local sofreu um incêndio. Desde então, o lixão está interditado por ordem da Justiça. A liminar que mantinha o funcionamento do lixão foi revogada.
Diante de denúncias de invasão, os agentes da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal foram até o local. Cerca de oito catadores de recicláveis que estavam no lixão saíram de forma pacífica, de acordo com a PM.
Segundo a Prefeitura, os trabalhadores foram assistidos com o pagamento de três parcelas do auxílio eventual emergencial, no valor de R$ 1 mil cada, e que 89 famílias continuam recebendo cestas básicas, entregues pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.
A Prefeitura explicou ainda que vem fazendo a inclusão dos catadores de recicláveis em oportunidades do Programa Operação Trabalho (POT), de acordo com os vencimentos dos contratos; em vagas no programa municipal “Recicla Terê” e na empresa responsável pela coleta de lixo domiciliar.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.