Guarda municipal é afastado suspeito de dar tapa em adolescente autista dentro de UPA de Ponta Grossa


Caso aconteceu na sexta-feira (2). Segundo mãe, guarda foi ao local acionado por enfermeira, após fala agressiva do adolescente. Em Ponta Grossa, guardas municipais não usam câmeras corporais; prefeitura anunciou testes com equipamentos recentemente
Reprodução/Prefeitura de Ponta Grossa
Um guarda municipal de Ponta Grossa foi afastado das funções pela prefeitura após ser denunciado por agredir com um tapa no rosto um paciente adolescente de 16 anos.
O jovem está no Transtorno do Espectro Autista (TEA), segundo a mãe. Ela denunciou o caso à ouvidoria da prefeitura e ao Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria), da Polícia Civil (PC-PR), que formalizou um boletim de ocorrência.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
A mãe contou que, na sexta-feira (2), levou o filho até uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) porque ele estava em surto.
Segundo ela, à tarde, uma enfermeira decidiu chamar a Guarda Municipal depois de uma fala agressiva do adolescente.
Ainda de acordo com a mãe, quando o guarda chegou, questionou se o menino era “o valentão”, e deu um tapa no rosto dele.
A empresa que administra as UPAs de Ponta Grossa disse que o caso está sendo apurado.
Leia também:
Inspiração: Mulher passa no vestibular após 18 anos em situação de rua
Denúncia: Casal é suspeito de esquema de tráfico de pessoas em Foz do Iguaçu
Acidente: Batida entre caminhão e ambulância com grávida em trabalho de parto deixa duas pessoas em estado grave
Em nota, a prefeitura disse que o agente ficará afastado até que as investigações terminem.
A Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública afirmou que não admite “ações em desacordo com os protocolos de segurança”.
À RPC, a delegada responsável pelo Nucria confirmou que vai abrir investigação.
Conforme a mãe, o adolescente continua internado na UPA esperando transferência para tratar da situação de surto que inicialmente levou a família ao local.
Prefeitura vai testar câmeras nas fardas da Guarda Municipal
No fim de janeiro, a Prefeitura de Ponta Grossa divulgou que pretende iniciar em março os testes com câmeras corporais nas fardas de guardas municipais.
Na ocasião, a secretária de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, informou que a previsão é de que os testes tenham duração de até 90 dias, sem custos para o município.
Inicialmente 10 guardas devem participar dos testes com aparelhos que contam com recursos como localização por GPS, vídeos em alta resolução, transmissão ao vivo e alerta de disparo de arma de fogo.
VÍDEO: Os mais assistidos do g1 PR
Leia mais notícias em g1 Campos Gerais e Sul.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.