Santarém e Mojuí dos Campos abrem ano letivo da rede municipal na segunda-feira, 5


Em Santarém, a aula inaugural será na Escola Municipal Maria das Graças Lima de Almeida, no Residencial Salvação. Volta às aulas na rede municipal de Santarém está marcada para 5 de fevereiro de 2024
Agência Santarém / Divulgação
O ano letivo 2024 para os alunos da rede municipal de ensino das cidade de Santarém e Mojuí dos Campos, oeste do Pará, começa na segunda-feira (5). As secretarias de Educação dos dois municípios informaram que está tudo pronto nas escolas das zonas urbana e rural para receber veteranos e novos alunos, inclusive com oferta de merenda escolar desde o primeiro dia de aula.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Em Santarém, a aula inaugural será realizada na Escola Municipal Maria das Graças Lima de Almeida, no Residencial Salvação. Trata-se da mais nova escola do município, a primeira de ensino fundamental do bairro. Orçada em R$ 3,7 milhões, este é o segundo prédio público entregue pela atual gestão no Residencial Salvação – em agosto do ano passado, foi entregue o Cemei Professora Francisca Saldanha. A nova escola conta com 950 alunos matriculados.
Em Mojuí dos Campos, a recepção aos alunos ficou a critério da gestão de cada uma das 57 escolas da rede municipal de ensino, situadas na zona urbana e rural. Mais de 4,3 mil estudantes matriculados em turmas da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental são esperados para a retomada das atividades escolares.
Conforme o calendário letivo, aprovado pelo Conselho Municipal de Educação de Mojuí dos Campos (CME-MC), o encerramento do primeiro semestre será no dia 28 de junho. As férias do meio do ano para os estudantes estão agendadas para o período entre 01 e 30 de julho. A volta às aulas para o segundo semestre será em 31 de julho e o encerramento do ano letivo 2024 está previsto para o dia 20 de dezembro.
Segundo a secretária municipal de educação de Mojuí, Elizangela Bezerra, nas escolas onde existem vagas, os interessados devem comparecer no horário estabelecido, com a documentação necessária. O prazo para matrícula segue até o dia 31 de março. A rematrícula dos alunos é feita de forma presencial nas escolas. Os pais ou responsáveis dos alunos devem comparecer na unidade de ensino, de acordo com o horário de funcionamento.
Aluna em escola da rede municipal de ensino de Mojuí dos Campos
Adonias Silva/Ascom/PMMC
Para o ano letivo de 2024, a rede municipal de Santarém tem 63 mil alunos matriculados, divididos em 407 escolas e unidades infantis (Umeis e Cemeis). Só a região urbana concentra mais de 32 mil alunos em 60 escolas na cidade e mais de 1000 profissionais entre professores do Pré I, Pré II, 1º ao 9º ano, educação física, do Atendimento Educacional Especializado (AEE), dos laboratórios de informática e instrutores de música.
📱 NOTÍCIAS: Faça parte do canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Para este ano, a Semed de Santarém ofertou mais de 3 mil novas vagas nas escolas e unidades de educação infantil. Destas, 1.800 matrículas são de tempo integral.
As atividades do primeiro semestre serão realizadas do dia 5 de fevereiro ao dia 28 de junho, reiniciando em 1º de agosto com término previsto para 19 de dezembro.
Calendário letivo em Santarém
Segundo informações da Semed, a exemplo do ano passado, esse também terá apenas 4 sábados letivos (11/05, 08/06, 10/08 e 05/10). Serão 8 feriados durante o ano (13/02 – carnaval; 29/03 – sexta-feira santa; 01/05 – Dia do Trabalho; 30/05 – Corpus Christi; 15/08 – Adesão do Pará; 15/10 – Dia do Professor; 28/10 – Dia do Servidor Público; 15/11 – Proclamação da República).
As semanas de avalição estão agendadas de 8 a 12 de abril (1ª), 10 a 14 de junho (2ª), 23 a 27 de setembro (3ª) e 2 a 6 de dezembro (4ª). A recuperação paralela ocorrerá de 17 a 28 de junho e a recuperação final de 09 a 18 de dezembro.
*Com informações de Ronnie Dantas (Semed/PMS) e Adonias Silva (PMMC)
Adicionar aos favoritos o Link permanente.