Impacto Além dos Muros: descubra as iniciativas de Responsabilidade Social do UniBrasil Centro Universitário


Unindo Forças para Transformar Vidas: Conheça Nossas Ações de Responsabilidade Social. Estudantes de Nutrição em uma das atividades.
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O UniBrasil Centro Universitário aborda uma ampla gama de temas em suas atividades extensionistas, incorporando a Responsabilidade Social (RS). Essas iniciativas abrangem preocupações com o bem-estar das comunidades vizinhas, abordando questões que vão desde saúde pessoal, odontológica e animal até direitos, princípios, valores e normas jurídicas, incluindo também o interesse público e o crescimento econômico.
Com a RS agora como uma dimensão avaliada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), as atividades de extensão no ensino superior brasileiro passaram por uma reinterpretação. Além do desenvolvimento econômico e social, agora são valorizados aspectos como inclusão social, memória cultural, produção artística, patrimônio cultural e defesa do meio ambiente.
O compromisso estreito das universidades com a sociedade, refletido nos pilares de pesquisa, ensino e extensão, ganhou ainda mais importância na liderança das instituições de ensino. A governança responsável é agora fundamentada em princípios, valores e desenvolvimento sustentável integrado à cultura institucional.
A compreensão da RS vai além do assistencialismo e filantropismo, concentrando-se na resolução de problemas sociais e ambientais em meio a mudanças amplas e complexas na sociedade. Isso exige um relacionamento mais profundo do homem com sua comunidade e o planeta.
Dentro desse contexto, o UniBrasil desenvolve atividades acadêmicas significativas, como a prevenção de doenças transmitidas pela falta de higienização das mãos. Alunos de Nutrição, por exemplo, produziram materiais e dinâmicas para educar alunos do Ensino Fundamental sobre práticas adequadas de higiene.
Dinâmica para observação de como as bactérias permanecem nas mãos se não forem corretamente eliminadas.
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Orientação Odontológica para Estudantes do Ensino Básico: A saúde das crianças pode ser afetada por diversos problemas bucais, como cárie dentária, doenças periodontais, problemas oclusais e traumatismos dentários. Um dos objetivos do projeto do curso de Odontologia foi promover a saúde bucal das crianças por meio de ações educativas e preventivas, com ênfase nos cuidados odontológicos em cada fase da vida.
Doenças infecciosas na infância: As doenças infecciosas e parasitárias estão entre as três principais causas de mortalidade infantil, destacando a importância da educação e conscientização sobre os cuidados necessários para evitar a exposição a essas enfermidades. Um projeto do curso de Biomedicina levou informações sobre as principais doenças infecciosas e ensinou cuidados preventivos a escolas de ensino fundamental, envolvendo alunos e professores do curso.
Promoção e prevenção em saúde na comunidade: Um projeto desenvolvido pelo curso de Psicologia focou na orientação e atendimento de pessoas em comunidades locais, abordando questões como saúde mental, gravidez na adolescência, uso de álcool e outras drogas, automutilação, suicídio, relações de trabalho, ansiedade, depressão, saúde do idoso, saúde da mulher, prevenção de HIV e cânceres, entre outros. O objetivo foi propor ações de prevenção e promoção da saúde para lidar com essas situações, atendendo às demandas sociais que frequentemente não são abordadas pelas políticas públicas.
AGENDA 2030 e a efetivação do direito fundamental ao desenvolvimento: A Agenda 2030, estabelecida pela ONU em 2015, define os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e orientou as atividades realizadas por alunos e professores de Direito nas comunidades locais. Isso envolveu escuta qualificada, análise de dados e ajustes em normativas jurídicas, além da utilização de ferramentas tecnológicas adequadas com um enfoque humanista, multicultural e respeitoso à diversidade. As atividades incluíram pesquisas em arquivos históricos, elaboração de dossiês apresentados à bancada feminina do Paraná e encaminhamento de sugestões legislativas para promover a inclusão das mulheres no orçamento público.
O UniBrasil também lançou o livro “Práticas Educativas no Cenário da Educação, Psicologia e Saúde”, no qual alunos e professores de diferentes cursos abordaram diversas realidades enfrentadas por alunos e famílias em situação de vulnerabilidade social durante o Ensino Remoto, discutindo suas relações com a escola em um novo contexto social. O livro também tratou da importância da Arteterapia para o bem-estar dos idosos, questões de formação e condição humana no curso de Pedagogia, a aplicação da Gamificação como metodologia ativa no processo de ensino e aprendizagem, e o papel crucial da gestão democrática no processo de inclusão escolar, valorizando o trabalho pedagógico em conjunto com a comunidade e promovendo ações sociais solidárias. Essas atividades não só auxiliam nas necessidades da população local, mas também proporcionam aprendizado e cidadania plena aos estudantes do UniBrasil.
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