Com temperaturas até 8ºC acima da média para maio, Vale e região voltam a ter dias quentes após frente fria


Passagem de frente fria amenizou temperaturas entre terça (14) e quarta-feira (15), mas a tendência é que os índices voltem a subir a partir desta quinta (16). Calor em Taubaté, SP
Lucas Tavares/g1
A passagem de uma frente fria amenizou as temperaturas no Vale do Paraíba nos últimos dois dias, mas a tendência é que os índices voltem a subir a partir desta quinta-feira (16) e reforcem o mês de maio atípico que tem sido registrado na região.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A frente fria que chegou na terça-feira (14) ajudou a aliviar o calor, mas, para quem não gosta de dias quentes a notícia é ruim: esse fenômeno atmosférico perdeu força e as temperaturas devem voltar a bater 30°C.
Com isso, o clima deve voltar ao mesmo patamar em que estava antes da chegada dessa massa de ar frio – condição que tem chamado a atenção de meteorologistas.
Maior cidade da região com estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Taubaté tem média de 25,3°C de temperatura máxima em maio na série histórica.
Neste mês, porém, a média de temperatura máxima registrada até quarta-feira (15) foi de 31,6°C – 6,3°C acima da médica histórica. A cidade chegou a registrar 33,4° no dia 2 – 8,1°C acima da média histórica.
Após ter uma queda entre terça (14) e quarta (15), Taubaté vai ter novamente dias quentes a partir desta quinta-feira (16) – confira abaixo.
Calor em Taubaté
Júlia Martinho
Até Campos do Jordão, conhecida pelo frio, tem registrado um maio atípico. A média de temperaturas máximas para maio na cidade é de 18,6°C. Neste mês, porém, a média de máximas está em 22,8°C. Campos chegou a registrar 24,7°C nos dias 3 e 4, o que representa 6,1°C acima da média histórica.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
O meteorologista Giovanni Dolif, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), afirma que a condição é anormal, já que o número de dias com calor acima da média é muito elevado.
“8°C acima da média é muita coisa. Eu desconfio que nunca tivemos um mês de maio com temperaturas tão altas assim. É realmente impressionante. São muitos dias consecutivos de calor. E vale lembrar que estamos no outono, cada vez mais perto do inverno”, afirma o especialista.
Imagem de arquivo – calor em Campos do Jordão
Divulgação/Sandra Mara
Os altos índices são reflexo de uma onda de calor vigente desde o fim de abril. Apesar da trégua nos dois últimos dias, a tendência é que a condição siga até pelo menos o fim dessa semana.
De acordo com Dolif, o calorão é resultado de um bloqueio atmosférico. Esse bloqueio impede a chegada de frentes frias fortes o suficiente para derrubar as temperaturas por mais dias.
“Essa frente fria que chegou na terça-feira conseguiu entrar na região, mas não teve força suficiente para ficar, então a passagem foi muito rápida. Os bloqueios inibem a entrada de massas mais fortes, então é mais a formação de nuvens e chuva é mais difícil”, explica Dolif.
Além disso, vale ressaltar que o planeta Terra já vem registrando temperaturas mais altas nos últimos anos, por conta das mudanças climáticas. 2023 foi confirmado o ano mais quente já registrado, segundo relatório do observatório europeu Copernicus.
Previsão do tempo
São José dos Campos
Quinta-feira (16)
mínima: 15°C
máxima: 31°C
Sexta-feira (17)
mínima: 19°C
máxima: 34°C
Sábado (18)
mínima: 16°C
máxima: 34°C
Taubaté
Quinta-feira (16)
mínima: 16°C
máxima: 30°C
Sexta-feira (17)
mínima: 18°C
máxima: 30°C
Sábado (18)
mínima: 18°C
máxima: 34°C
Caraguatatuba
Quinta-feira (16)
mínima: 18°C
máxima: 32°C
Sexta-feira (17)
mínima: 20°C
máxima: 26°C
Sábado (18)
mínima: 19°C
máxima: 31°C
Bragança Paulista
Quinta-feira (16)
mínima: 16°C
máxima: 31°C
Sexta-feira (17)
mínima: 19°C
máxima: 30°C
Sábado (18)
mínima: 18°C
máxima: 33°C
Campos do Jordão
Quinta-feira (16)
mínima: 11°C
máxima: 22°C
Sexta-feira (17)
mínima: 12°C
máxima: 19°C
Sábado (18)
mínima: 13°C
máxima: 21°C
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.