Vendedora de loja em Franca, SP, correu atrás de vira-lata caramelo para impedir furto: ‘Não queria soltar produto’


‘Ladrão de quatro patas’ foi flagrado tentando furtar uma pele de bumbo de bateria. Câmeras de segurança registraram ao menos três outros ‘crimes’ do animal entre dezembro e janeiro. Cachorro caramelo invade lojas em Franca para furtar produtos
O expediente da vendedora Caroline Andrade tinha acabado de começar quando ela teve de parar tudo que estava fazendo para correr atrás de um ‘ladrão’ em Franca (SP). O ‘bandido’, um vira-lata caramelo, entrou na loja de instrumentos musicais que ela trabalha e ‘furtou’ uma pele de bumbo de bateria.
O ‘crime’ aconteceu em dezembro de 2023 e, para ela, parecia mesmo planejado.
“A gente tinha acabado de chegar. Quando a gente abriu a loja, ele estava até deitado aqui na calçada”.
Siga o canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
À EPTV, afiliada da TV Globo, Caroline contou que o ‘ladrão de quatro patas’ aproveitou um momento de distração das funcionárias e subiu no segundo andar da loja, onde fica o estoque de produtos.
Vira-lata caramelo é flagrado furtando loja de instrumentos em Franca, SP
Câmera de segurança
Ela e outras duas vendedoras estavam no balcão, que fica no andar debaixo, e nem viram quando ele passou.
“Ouvimos um barulho, mas, às vezes, entra pombinha, alguma coisa assim, então a gente nem veio ver”.
A vendedora Caroline Andrade, de Franca (SP), correu atrás do cachorro que ‘furtou’ uma pele de bumbo da loja que ela trabalha
Luciano Tolentino/EPTV
O cachorro até tentou fugir levando o produto, mas acabou sendo pego por pedestres e pela própria funcionária, que correu atrás dele até a rua.
“Quando chegou lá fora, tinham duas moças vindo. Elas perceberam que eu estava correndo e foram atrás dele também e um casal que estava vindo cercou e ele não soltava [a pele]. A hora que eu consegui pegar e entrei pra loja de novo, ele veio atrás de mim. Ele queria a pele”.
Segundo Caroline, por se tratar de um item de couro animal, o produto pode ter despertado o interesse do cão ‘suspeito’.
“A gente acredita que ele veio nessa peça porque é uma pele de couro animal, então pode ser que tenha sentido o cheiro, por isso, veio justamente nessa”.
Comportamento típico
Além da pele de bumbo, o vira-lata também é ‘suspeito’ de praticar outros dois ‘crimes’ nas últimas semanas: um pacote de bolachas de uma padaria e um perfume de uma perfumaria. Todos os estabelecimentos ficam na região central de Franca.
Câmera de segurança registra vira-lata furtando pacote de bolacha em Franca, SP
Câmera de segurança
A veterinária Valeska Rodrigues diz que este, no entanto, é um comportamento natural de cachorros, parte do instinto de sobrevivência do animal.
“Ele aprende que se entrar nos lugares, consegue [as coisas] dessa forma furtiva. Cães tem esse comportamento de chegar de mansinho e aí eles pegam e saem de mansinho. É o comportamento mais discreto deles”.
Ainda segundo Valeska, o faro aguçado dos cães também explica o comportamento típico do vira-lata caramelo ‘ladrão’ e de outros cachorros que, por exemplo, tiram o lixo dos cestos e levam para algum outro local.
“Eles conseguem identificar muito mais fácil, se interessar por esse material e levar como alimento ou alguma coisa que também sejam treinados para farejar. [Isso acontece], por exemplo, no treinamento dos cães que vão procurar material indevido, pessoas perdidas, entorpecentes”.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.