Porto é interditado para retirada de usina de asfalto que será usada na obra do aeroporto de Fernando de Noronha


Equipamento pesa 30 toneladas e será realizada uma operação especial para retirar a usina do navio. Equipamento chegou em Noronha no domingo (7)
Ana Clara Marinho/TV Globo
O Porto Santo Antônio, localizado em Fernando de Noronha, será interditado a partir das 13h desta segunda-feira (8), para a retirada do navio da usina de asfalto que vai ser usada na obra do aeroporto. O equipamento chegou na ilha no domingo (7). Os responsáveis pela operação aguardam o melhor nível da maré para fazer o desembarque.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.
As atividades de passeios de barco e mergulhos não serão realizadas. A usina pesa 30 toneladas e mede 22 metros de comprimento. A previsão é descarregar no final da tarde, quando a previsão é que a maré chegue a 2,7 metros.
“Nós vamos usar uma carreta para puxar a usina. É a única forma possível para retirar esse equipamento do navio. Não temos guindaste no porto de Noronha para içamento da usina”, contou o diretor da empreiteira responsável pela obra, Paulo Bouwman.
O diretor disse, ainda, que caso a operação não seja executada nesta segunda, o trabalho também pode ter feito na terça-feira (9).
Será realizada uma operação especial para retirar a usina do navio
Ana Clara Marinho/TV Globo
Proibição de voos
Desde outubro de 2022, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proibiu o pouso na ilha de aviões de grande porte, como Boeings e jatos. A pista do aeroporto apresentava fissuras e buracos.
Com a proibição, a companhia Azul passou a operar com um avião menor, do modelo ATR, e a Gol suspendeu as atividades. A empresa Voepass iniciou viagens para Noronha em janeiro do ano passado com aeronave ATR.
A obra está orçada em R$ 60 milhões e é de responsabilidade do governo do estado, que não divulgou cronograma atualizado do serviço.
Bouwman deu uma previsão do trabalho. “Dando tudo certo, acredito que, na segunda quinzena de maio, daremos início à produção de asfalto. A nossa expectativa é que em agosto a gente consiga concluir o serviço no eixo central da pista. A chuva atrapalha, mas vamos tentar administrar”, falou o diretor da empreiteira.
LEIA TAMBÉM:
Início de obra na pista reduz horário de funcionamento do aeroporto de Noronha
‘Aeroporto de Fernando de Noronha não fechará para obra’, diz governo
O governo do estado informou, por meio de nota, que “vem realizando todas as tratativas com a Anac e companhias aéreas para a liberação de aeronaves a turbo jato após conclusão da primeira etapa da obra”, informou a nota.
A Gol deu início à venda de passagens para Fernando de Noronha a partir de 11 de agosto de 2024. A empresa trabalha com aviões do tipo Boeing, que só podem pousar na com a execução da obra.
VÍDEOS: mais vistos nos últimos 7 dias em Pernambuco
r
Adicionar aos favoritos o Link permanente.