Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus, em Mogi, recebe título de Paróquia São Benedito


Leitura dos decretos de criação da paróquia e de nomeação do primeiro pároco serão feitos nesta quinta-feira (4), durante a missa presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini. Tradicional festa de São Benedito começa nesta quinta-feira em Mogi das Cruzes
A tradicional Festa de São Benedito começa nesta quinta-feira (4), em Mogi das Cruzes. Além das missas e quermesse, o evento será marcado pelo reconhecimento do Santuário Diocesano Senhor Bom Jesus – a conhecida Igreja de São Benedito – como uma paróquia.
A leitura dos decretos de criação da paróquia e de nomeação do primeiro pároco serão feitos nesta quinta-feira (4), durante a missa presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
Segundo o padre Marcos Sulivan Vieira, o local terá dois títulos: Santuário Diocesano Senhor Bom Jesus e Paróquia São Benedito. “O Santuário pertence a Catedral de Sant’Anna e muito antigamente pertencia a Paróquia Nossa Senhora do Carmo. O pároco da Catedral fazia o atendimento ao Santuário, até mesmo pelo número de padres, que não era tão grande assim na Diocese”.
Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus, em Mogi, recebe título de ‘Paróquia São Benedito’
Santuário Bom Jesus/Divulgação
Em 2016, Sulivan conta que o aumento no número de padres fez com que o bispo diocesano fizesse uma “pré-separação” e, com isso, o Santuário ganhou independência. Entretanto, o pároco da Catedral ainda era o responsável.
Veja a programação da Festa de São Benedito em Mogi das Cruzes
Um ano depois, o bispo nomeou Marcos Sulivan como reitor da Igreja de São Benedito. “A partir desse momento, começamos a preparação para ver se o Santuário tinha condições de um dia se tornar paróquia. Para isso, nós analisamos a independência administrativa e financeira. Se a igreja consegue manter as suas necessidades, que são muitas, e também a procura dos fiéis pelos sacramentos. Então, tudo isso foi levado em conta. O Santuário já conta com cursos de matrimônio, batismo, primeira eucaristia e crisma, então já tem uma certa independência sacramental também”.
“Hoje, com esse título, o Santuário ganha independência. Ele se separa, definitivamente, da Catedral de Sant’Anna e passa a ter o território próprio”, disse.
Ainda de acordo com Sulivan, as comunidades Nossa Senhora dos Remédios e Santa Cruz passam a responder para a Paróquia São Benedito.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê
Adicionar aos favoritos o Link permanente.