Árvore se desprende de encosta e interdita o Morro do Maluf, em Guarujá, SP


Queda atingiu a fiação de rede elétrica e causou interdição total no Morro do Maluf, em Guarujá (SP). Árvore de grande porte caiu e causou estragos no Morro do Maluf, em Guarujá (SP)
Uma árvore de grande porte caiu, atingiu a fiação de rede elétrica e causou interdição total no Morro do Maluf, em Guarujá, no litoral de São Paulo, neste domingo (24). Segundo apurado pelo g1 junto à Defesa Civil Estadual, o acidente foi causado por um desgaste natural da árvore atrelado aos fortes ventos dos últimos dias. Ninguém ficou ferido.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp
O arquiteto Lucas Chinen, de 28 anos, mora em frente ao Morro do Maluf e contou à equipe de reportagem que tomou um susto por volta de 0h30. De acordo com ele, a queda da árvore causou um estrondo e, em seguida, uma explosão.
“Foi bem alto o barulho. Primeiro, um barulho forte como se uma pedra estivesse caindo do morro. Logo, acho que atingiu os fios, deu um estouro e um clarão em toda iluminação do morro”, explicou o arquiteto.
O vídeo obtido pelo g1 mostra a árvore cobrindo os dois sentidos da rua e uma fila de veículos impossibilitados de passar para o outro lado. Em seguida, é possível ver ainda como ficaram os destroços pela manhã (assista acima).
Árvore de grande porte cai causou interdição total no acesso e saída do Morro do Maluf, em Guarujá (SP)
Divulgação/Defesa Civil do Estado de São Paulo
A Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros foram acionados. As equipes realizaram a remoção parcial dos destroços, o que possibilitou o fluxo de veículos por um dos sentidos.
Como não tinha iluminação no local e parte da árvore estava presa em uma âncora, a Defesa Civil do Estado explicou que não foi possível terminar os serviços durante a madrugada. A prefeitura deve realizar a limpeza da via durante o dia.
Apesar disso, o Corpo de Bombeiros informou que o local foi deixado em segurança. A área, inclusive, foi isolada preventivamente pela Defesa Civil Municipal e o acesso ao Morro do Maluf será interditado pela Diretoria Municipal de Trânsito e Transporte Público (Ditran).
No momento da queda da árvore, de acordo com Lucas, não estava chovendo. A Defesa Civil Estadual acrescentou que as rajadas de vento atingiram uma velocidade de aproximadamente 45 km/h na cidade.
O g1 entrou em contato com a prefeitura e com a Elektro para mais informações sobre a liberação da via e fornecimento de energia, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Destroços continuaram interditando parcialmente a via na manhã deste domingo (24), em Guarujá (SP)
Reprodução/Redes Sociais
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.