Polícia investiga suspeitos de envolvimento na morte de líder comunitário nos Congós


Quatro mandados de busca foram realizados para localizar autores suspeitos de efetuar diversos disparos contra o líder comunitário Nildo Costa, no dia 29 de janeiro de 2024, na Zona Sul de Macapá. Investigação foi coordenada pela Polícia Civil do Estado do Amapá
Polícia Civil/Divulgação
Nesta quarta-feira (20), a Polícia Civil do Estado do Amapá, realizou por meio da Delegacia de Homicídios (Decipe), o cumprimento de mandados de busca e apreensão, de quatro suspeitos de envolvimento no assassinato do Nildo Costa, líder comunitário e autor de um projeto social chamado ‘Biblioteca infantil’ do bairro dos Congós, na Zona Sul de Macapá.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Três dos mandados foram cumpridos no bairro dos Congós e um no interior do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) com o apoio da Polícia Penal.
De acordo com o delegado Leonardo Alves, adjunto da Decipe, a ordem de busca e apreensão dos suspeitos identificados foi expedida alguns dias depois do acontecimento e foi cumprida nesta quarta-feira.
Durante as buscas nas três casas dos Congós, foram apreendidas munições de fuzil, calibre 7 mm e cápsulas de munição para pistola de 9mm, mesmo calibre da arma utilizada no homicídio e três celulares.
Na busca realizada no Iapen, foram apreendidas facas, cinco celulares, porções de drogas, acessórios diversos, caderno com anotações e uma balança de precisão.
Objetos apreendidos durante a busca pelos suspeitos
Polícia Civil/Reprodução
O delegado informou ainda que dois dos suspeitos foram interrogados e contribuíram com mais informações sobre o caso.
“Estes dois suspeitos colaboraram com as investigações e o caso está próximo de um desfecho definitivo com a sua elucidação total”, disse o delegado Leonardo Alves.
A investigação do caso ainda está em andamento. Os suspeitos podem responder por homicídio qualificado, com a pena de 30 anos de reclusão.
Relembre o caso
O líder comunitário Nildo Costa que atuava à frente de um projeto social no bairro dos Congós, foi assassinado no dia 29 de janeiro de 2024.
De acordo com os familiares da vítima, dois homens armados chegaram à arena do bairro em que a vítima atuava, na Zona Sul de Macapá e efetuaram diversos disparos de arma de fogo.
Nildo Costa era líder do projeto Biblioteca Comunitária Infantil Professora Zenaide Picanço, em Macapá
Rede Amazônica/Reprodução
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.