BC do Japão encerra política de juros negativos e eleva taxa pela primeira vez em 17 anos

O Banco Central do Japão resolveu encerrar uma política de juros negativos e anunciou a elevação da taxa pela primeira vez em 17 anos, nesta terça-feira (19). Mesmo com a elevação, a taxa de juros japonesa ficará próximo de zero, variando entre 0% e 0,1%.
O aumento foi o primeiro desde fevereiro de 2007. Com a mudança, o BC do Japão se torna o último a sair das taxas negativas, que estavam em -0,1%.
A política de juros japonesa visava incentivar o mercado e impulsionar a economia. Mesmo com a mudança, especialistas afirmam que a elevação dos juros terá um impacto muito pequeno, sem aumento nos custos de financiamento.
Por outro lado, especialistas indicam riscos no custo do financiamento da dívida pública do país. Outro impacto possível seria a retirada de dinheiro de investidores japoneses em outros países para reaplicação dentro do Japão, o que pode mexer com o mercado internacional.
O mercado japonês já previa uma alteração na taxa de juros entre março e abril, uma vez que a inflação excedeu a meta dos 2% traçada pelo Banco Central.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.