Calçada cede e quase ‘engole’ carro durante temporal no litoral de SP; VÍDEO


Defesa Civil do Estado de SP emitiu um alerta para chuvas fortes. A expectativa é que chova 220 mm na Baixada Santista, e 180 mm no Vale do Ribeira. Tempestade faz calçada afundar no litoral de SP e carro quase é engolido por cratera
Uma calçada cedeu e quase ‘engoliu’ um carro em Santos, no litoral de São Paulo. A cidade, assim como os demais municípios da Baixada Santista são afetados por um temporal na tarde desta quarta-feira (24). Já são várias ruas alagadas. Imagens obtidas pelo g1 mostram a situação de alguns desses locais. (assista o vídeo acima).
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
A cratera que se abriu ao lado de um veículo é na Rua Carlos Affonseca, no bairro Gonzaga. Conforme apurado pelo g1, o buraco se abriu em frente a um terreno em obras.
A Defesa Civil Estadual emitiu um alerta, na tarde desta quarta-feira (24), para pancadas de chuva em diversas áreas do estado. Segundo o órgão estadual, neste período, a expectativa é que chova 220 mm na Baixada Santista, e 180 mm no Vale do Ribeira.
A orientação da Defesa Civil, em casos de emergência, é acionar a Defesa Civil por meio do 199, a Polícia Militar pelo 190 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Pontos de alagamento:
Cubatão
Praça Estevam de Lara Dante com a Avenida Nossa Senhora da Lapa, na Vila Nova.
São Vicente
Póximo à linha amarela e no Jardim Rio Branco.
Santos
Enchentes na região Central e nos bairros Aparecida, Embaré, Marapé e Gonzaga.
Uma calçada cedeu na Rua Carlos Affonseca, no Gonzaga, em Santos, durante um temporal que atinge a Baixada Santista
Reprodução
Travessia de balsas
Por causa das condições climáticas, há uma longa fila de espera à travessia de balsas entre Santos e Guarujá. Do lado de Santos, a espera é de até 60 minutos. Em Guarujá, de aproximadamente 30 minutos.
De acordo com o site do Departamento Hidroviário (DH), a maré está baixa. A orientação aos passageiros é ter cuidado ao embarcar e desembarcar.
O g1 entrou em contato com as prefeituras da região, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Chuva alagou a Rua Bahia, no Gonzaga, em Santos (SP)
Diogenes Humberto
Chuva causa alagamentos no Jardim Rio Branco, em São Vicente, e no bairro Marapé, em Santos
Reprodução
Temporal no final de semana
Banhistas são atingidos por raio em praia do litoral de SP
Sete pessoas foram atingidas por um raio, sendo que uma morreu, na tarde do último sábado (20), na praia da Vila Caiçara, em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Seis banhistas seguem hospitalizados.
Imagens obtidas pelo g1 mostram um guarda-vidas fazendo massagem cardiopulmonar na mulher que morreu antes dela ser conduzida à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Samambaia (veja acima).
O GBMar socorreu a vítima fatal e outras três vítimas, de 16, 31 e 38 anos. Estas estavam conscientes e foram levadas ao pronto-socorro Central, onde permanecem sob cuidados médicos e estáveis. As demais vítimas seriam turistas.
As demais três vítimas, de acordo com o GBMar, foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e 6° GB de Bombeiros de Praia Grande.
Fenômeno da ‘nuvem prateleira’ foi registrado na Baixada Santista antes de tempestade
Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal
Na noite de sexta-feira (19) uma nuvem ‘gigante’ trouxe um temporal à Baixada Santista, no litoral de São Paulo, após dias de calor intenso que, inclusive, ultrapassaram os 39,7ºC. O fenômeno observado de diversas cidades da região, segundo uma meteorologista ouvida pelo g1, é conhecido como nuvem prateleira.
Heloísa Pereira Nóbrega, meteorologista da Ampere, informou à equipe de reportagem que as nuvens prateleiras são frequentemente associadas a ventos intensos que precedem tempestades, com possibilidade de raios e granizo.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.