Veja critérios para atendimentos nas unidades da Clínica-Escola Coração Azul, em Macapá


Duas unidades disponibilizam 800 atendimentos para estudantes com autismo. No local, também é feito o diagnóstico. As duas unidades da Clínica-Escola Coração Azul ofertam 800 atendimentos
Jesiel Braga/PMM
As duas unidades da Clínica-Escola Coração Azul, ofertam 800 atendimentos em neurodesenvolvimento infantil, em Macapá. Para acessar o serviço, é necessário que o paciente cumpra alguns requisitos (Veja os critérios de atendimento nesta reportagem).
O primeiro critério para atendimentos especializados é estar regularmente matriculado em escola pública do município, do 1º período da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental.
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As prioridades de atendimentos são para crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que precisam de suporte 2 e 3, conforme classificação do grau de comprometimento e a intensidade de intervenção necessária.
Nos atendimentos de crianças sem laudo de TEA, mas que apresentam sinais, a clínica realiza a anamnese, que é uma entrevista do profissional de saúde com os responsáveis da criança que buscam entender através de perguntas específicas, como funciona a interação social, habilidades de comunicação e os comportamentos repetitivos ou restritos.
Clínica-Escola Coração Azul atende crianças diagnosticadas com TEA e sem diagnóstico
Fabiana Figueiredo/Arquivo g1
De acordo com a avaliação de cada caso, a criança é encaminhada para atendimento das especialidades, que pode ser com profissionais de psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, fisioterapia, ou outras especialidades médicas, ou terapêuticas disponíveis na instituição.
Os atendimentos nas clínicas-escolas, funciona de acordo com o grau de TEA, os acompanhamentos anteriores, horários das aulas, pois as consultas são realizadas no contraturno das atividades escolares da criança.
Clínica escola Coração Azul atenderá 500 estudantes da rede municipal
Confira os critérios de atendimentos na Clínica-Escola Coração Azul
1º – Matriculado na Rede de Ensino de Macapá – O aluno deverá estar regularmente matriculado em uma escola da rede de ensino do Município de Macapá;
2º – Tiragem Azul – As informações das especificidades do aluno deverão estar inseridas no formulário online, intitulado Triagem Azul, disponível para escolas da rede de ensino de Macapá e preenchidas pela escola até o final do 1º bimestre do ano letivo em curso;
3º – Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) com laudo: Serão priorizadas no atendimento às crianças diagnosticadas com TEA, especialmente aquelas que necessitam de suporte 2 e 3, de acordo com a classificação do grau de comprometimento e a intensidade de intervenção necessária, referenciadas em laudo médico;
4º – Crianças em Condições de Vulnerabilidade Social: Será dada prioridade aos atendimentos de intervenção às crianças em situação de vulnerabilidade social, que vivem em comunidades em risco, em abrigos ou com histórico de violência doméstica na família, sendo ou não beneficiários de Programas Sociais;
5ª – Famílias monoparentais: Será dada prioridade à criança oriunda de família monoparental, ou seja, criança que vive sob cuidados de apenas um dos responsáveis;
6º – Responsável com deficiência ou doenças ocultas: Será dada prioridade à criança que vive sob cuidados de responsáveis que possuam deficiência ou doenças ocultas, comprovadas em laudo médico;
7º – Criança que não esteja recebendo atendimento em nenhuma Instituição Especializada: Será dada prioridade às crianças que não estejam em atendimentos terapêuticos especializados na rede pública municipal ou estadual;
Veja os critérios para avaliação na Clínica-Escola Coração Azul
1º Matrícula na Rede de Ensino de Macapá: O aluno deverá estar regularmente matriculado em uma escola da rede de ensino do Município de Macapá;
2º Triagem Azul: As informações das especificidades do aluno deverão estar inseridas no formulário online, intitulado Triagem Azul, disponível para nossas escolas da rede de ensino de Macapá e preenchidas pela escola até o final do 1º bimestre do ano letivo em curso;
3º – Encaminhamento médico: É necessário a apresentação de encaminhamento médico para investigação do Transtorno do espectro autista;
4º – Relatório da escola, homologado pela Divisão de Educação Especial da SEMED: É necessário a elaboração de um relatório pelo professor do ensino regular e professor da Educação Especial, da escola onde a criança encontra-se matriculada, homologado pela Divisão de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Macapá;
*Estagiário sob supervisão de Rafael Aleixo.
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