Conta de água no ES tem reajuste de 3,89% autorizado a partir de agosto


Diretor da Arsp explicou que esse reajuste vai começar a valer a partir do dia 16 do próximo mês para os clientes da Cesan. Novo método de cálculo da conta também foi anunciado. Conta de água vai ficar mais cara no ES
A conta de água vai ficar mais cara a partir de agosto no Espírito Santo. O aumento, que será de 3,89%, foi anunciado na tarde desta sexta-feira (13) pela Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsp).
O diretor da Arsp, Antônio Júlio Castiglioni Neto, explicou que esse reajuste vai começar a valer a partir do dia 16 do próximo mês para os clientes da Cesan.
“Esse é um reajuste que está abaixo da inflação geral anual para o mesmo período, ou seja, abaixo daquele que seria esperado”, explicou. A inflação medida para esse mesmo período, conforme Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), é de 4,39%.
Novo método de cálculo
O diretor também explicou que foi definido um outro método de cálculo da conta de água, referente ao consumo de condomínios de casas ou apartamentos.
Mas garantiu que no final será escolhida a metodologia mais barata para os consumidores, dependendo de cada caso.
“Um método atual considera que cada um dos apartamentos deve consumir, no mínimo, 10 m³ de água, é a tarifa mínima prevista em lei. Agora estamos estabelecendo um novo método, em que podemos considerar também que esse condomínio é apenas um imóvel e que esse condomínio como um todo será obrigado a consumir apenas 10 m³ de água. Isso significa que a Cesan agora tem duas metodologias, que todo mês deverá fazer simulações de ambas, e emitir a fatura que seja mais barata para o usuário”, explicou.
Ainda segundo o diretor, os condomínios que tiverem baixos consumos serão beneficiados. “Todo condomínio que tiver um consumo menor, quer dizer, um consumo mais sustentável e racional da água, terá uma conta mais barata”, finalizou.
Conta de água em Vitória
Reprodução/TV Gazeta
Adicionar aos favoritos o Link permanente.