Meteorologia prevê carnaval chuvoso no Amapá e alagamentos para o mês de março


Previsão mostra que chuvas intensas devem acontecer no mês de março, causando alagamentos. Previsão é de carnaval de chuva no Amapá
Rafael Aleixo/g1
O núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), divulgou que durante o período carnavalesco no mês de março, o estado todo deve ser atingido por fortes chuvas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Portanto, a recomendação aos foliões que não deixam de participar do carnaval mesmo debaixo d’água, é que já se preparem com capa, guarda-chuva e as botas.
“A partir da segunda-feira de carnaval, os modelos já tão indicando que começam novamente chuvas mais intensas, tanto pra capital, região metropolitana, quanto para os interiores. Podem ocorrer algumas pancadas de chuvas, principalmente em áreas localizadas, e hora ou outra o sol pode também aparecer”, disse o meteorologista do Iepa, Jefferson Vilhena.
Saiba tudo sobre o Carnaval 2025 no Amapá
Ao total, foram previstos 360 milímetros de chuvas até o fim do mês de fevereiro, até o momento, 300 milímetros foram registrados.
“As grandes chuvas elas acontecem mesmo nos meses de março, abril e maio, que são o período dos grandes alagamentos, das grandes chuvas, das enchentes”, disse o meteorologista.
No ano passado, a capital também foi atingida pelas fortes chuvas no mesmo período, o que levou ao adiamento do tradicional bloco ‘A Banda’. Mas mesmo com o decreto emergencial a população foi às ruas, o que não é recomendado.
Foliões festejam na rua Cândido Mendes
Isadora Pereira/g1
Cheia nos rios
Com a previsão de mais chuvas no mês de março, a tendência aos alagamentos aumenta. A preocupação meteorologia é espessa.
“O núcleo de meteorologia já esta verificando essas enchentes, tanto no rio Amapari e Araguari que já deram uma secada durante o fim de semana. O Jari começa a encher, e o Calçoene também já começa a encher”, disse o meteorologista.
Moradores de Calçoene receberam um auxílio de emergência após terem as residências atingidas pelo alagamento provocado pelas fortes chuvas. Um levantamento feito pela prefeitura do município apontou que cerca de 500 famílias estão sendo afetadas.
Cheia de rios atinge casas e isola comunidades em Calçoene
Prefeitura de Calçoene/Divulgação
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.