Instabilidade e altas temperaturas: RS enfrenta temporais em meio a onda de calor; cidade é inundada após cheia


Município de Maratá registra alagamentos nas ruas nesta quarta-feira (26). Umidade e calor favorecem chuva sobre o estado, segundo Climatempo Meteorologia. Maratá (RS) inundada na quarta-feira (26)
Divulgação/ Prefeitura de Maratá
O Rio Grande do Sul enfrenta um período de extremos. Após dias de altas temperaturas devido a mais uma onda de calor, o estado foi atingido por temporais nesta quarta-feira (26). O município de Maratá, no Vale do Caí, chegou a ser inundado após cheia. Veja abaixo.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Segundo a Climatempo Meteorologia, a instabilidade é causada pela umidade que chegou ao RS por meio de uma frente fria – que passou afastada do estado – e pela baixa pressão sobre a Argentina. Além disso, o calor também é um fator que favorece a condição para chuva.
O RS passa por uma onda de calor nesta semana. Em Campo Bom e São Borja, os termômetros registraram 37,4ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Já em Rio Pardo a máxima foi de 36,9ºC. Teutônia registrou 36,5ºC.
Temporais
O município de Maratá foi inundado após cheia de arroio, segundo a prefeitura. Até a noite de quarta-feira, a cidade não tinha registros de feridos e desabrigados. O vice-prefeito Diego Daniel Schu relatou que o município recebeu um alerta antecipado da cidade vizinha, Salvador do Sul, e, assim, conseguiu se preparar para o evento climático com cerca de 40 minutos de aviso prévio.
Schu definiu a correnteza de água na cidade como “forte”. Imagens mostram moradores andando com água nas pernas.
Maratá fica inundada após fortes chuvas
Com a instabilidade, uma forte rajada de vento derrubou parte da fachada de um atacado em a Taquara, durante o temporal que atingiu o município. Veja vídeo abaixo.
Forte chuva derruba fachada de atacado, em Taquara
Em Santa Maria , a chuva também chegou com força. Na região do Tecnoparque, foram registrados 965 raios e um acumulado de 40 milímetros em duas horas.
Chuva em Santa Maria, no RS
Divulgação/ Bate-papo astronômico
Fortes chuvas também foram registradas em praias do Litoral Norte. Algumas ruas ficaram com água acumulada, como mostra o registro abaixo.
Rua alagada no Litoral Norte do RS
Reprodução/ RBS TV
LEIA TAMBÉM
Oito alunos passam mal por causa do calor em escola de Santa Maria
Porto Alegre tem orla do Guaíba vazia e busca por sombra em dia de temperatura escaldante
Onda de calor ganha força no RS, apontam meteorologistas; veja como serão os próximos dias
Chuva em Taquara na quarta-feira (26)
Observatório Heller & Jung
Fortes chuvas atingiram a Região Metropolitana na terça-feira
Chuva em Porto Alegre
Na terça-feira (25), a Região Metropolitana passou por temporais. Porto Alegre registrou a maior temperatura entre as capitais do país, com 38,1°C, e também foi atingida por pancadas de chuva intensas e irregulares ao longo da tarde e noite.
De acordo com a Defesa Civil, os volumes de chuva variaram, com alguns bairros registrando acumulados mais expressivos. O maior volume foi na Zona Norte, onde choveu 23,1 mm.
Em bairros como Jardim do Salso e Petrópolis, a chuva veio acompanhada de rajadas de vento. Já no Humaitá e no Sarandi, houve registros de alagamentos pontuais. Quem trafegava pela Avenida Assis Brasil, em direção a Cachoeirinha, enfrentou transtornos devido à forte precipitação.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informou que quedas de árvores e galhos causaram interdições em alguns pontos da cidade.
Chuva em Porto Alegre na terça-feira (25)
Marco Matos/ RBS TV
Na Avenida Francisco Talaia de Moura, no bairro Rubem Berta, na Zona Norte de Porto Alegre, uma ambulância ficou presa na rua devido ao alagamento.
Ambulância em alagamento na Zona Norte de Porto Alegre
Arquivo pessoal/ Michelle Dama Franken
Os efeitos da instabilidade na terça-feira não se limitaram à capital. Em Canoas, um morador do bairro Rio Branco ficou ferido após ser atingido por um galho de árvore. A cidade registrou pelo menos dez ocorrências relacionadas ao temporal.
Em Esteio, também houve alagamentos. Em Sapucaia do Sul, o cruzamento das avenidas João Pereira de Vargas e Teodomiro Porto da Fonseca ficou bloqueado pela água.
Temporal provoca estragos no Rio Grande do Sul
Nova onda de calor
Orla do Guaíba, em Porto Alegre
André Ávila/ Agência RBS
Segundo a Defesa Civil, uma nova onda de calor chega ao estado nesta quinta-feira (27) e deve permanecer até o dia 5 de março.
Os dias mais quentes devem ser a segunda-feira (3) e a terça-feira (4), quando as máximas podem ultrapassar os 40°C em localidades das Missões, Noroeste, Centro, Vales, Serra e Região Metropolitana.
Instabilidades devem atuar sobre o estado até domingo (2), provocando temporais.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.