Jabuti encontrado embaixo de piso de casa tem casco restaurado e é batizado de Donatello por veterinários


Animal foi entregue ao Cefau e passou por procedimento de restauração nesta semana. Dona de casa em Itacajá o encontrou soterrado no início do mês. Jabuti resgatado vivo embaixo de piso recebe cuidados e deve ficar de quarentena
O jabuti-piranga resgatado embaixo do piso de uma casa de Itacajá, no nordeste do estado, ganhou um nome após ser levado para o Centro de Fauna (Cefau), ligado ao órgão estadual Instituto Natureza do Tocantins. Ele foi ‘batizado’ como Donatello, nome dado carinhosamente pelos profissionais que estão cuidando do animal, em Palmas, e teve parte do casco restaurada.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Ele foi encontrado após a casa apresentar uma infiltração e a dona, Luiza Coelha da Cruz Aguiar, de 60 anos, chamar um pedreiro para quebrar o piso. O caso chamou a atenção e a família suspeitava que o jabuti estava no local desde a última reforma da casa, há cerca de 10 anos e foi levado para o Cefau no dia 17 de fevereiro.
O nome faz referência ao personagem do desenho animado dos anos 1990, ‘Tartarugas Ninjas’, em que tartarugas mutantes são especialistas em artes marciais.
Depois de ser levado avaliação clínica e reabilitação, ele passou por exames e de acordo com a médica veterinária Mayumi Matuoca, coordenadora do Cefau, o animal precisou de uma reconstrução do casco. O procedimento foi feito em parceria com a UniCatólica, na quinta-feira (20).
Os especialistas identificaram ainda que o animal mede 35 centímetros de comprimento por 29 de largura e pesa quase três quilos. Apesar das condições em que ele foi encontrado, o tamanho é adequado, mas havia deformidade no casco que necessitou da restauração.
Desde que chegou ao centro, além dos cuidados médicos, o jabuti está recebendo alimentação balanceada composta por folhas, abóbora e cenoura cozidos, frutas e carne. Ele está em quarentena para o processo de reabilitação, segundo a veterinária.
Jabuti passou por exames no Cefau, em Palmas
Divulgação/Naturatins
Conforme protocolo do Cefau, depois que o período de quarentena passar, o animal será incluído em um local onde será avaliado seu comportamento. Para a coordenadora do centro, se ele apresentar condições para retornar à natureza, será solto em um habitat adequado. “Caso contrário, será destinado para um zoológico ou centro de conservação”, disse Mayumi.
LEIA TAMBÉM
Jabuti resgatado após ficar anos preso embaixo de piso está de quarentena e vai passar por exames, diz veterinária
Jabuti encontrado após passar anos embaixo do piso de casa é levado para reabilitação em Centro de Fauna
Soterrado por anos, adaptação e metabolismo lento: veja o que se sabe sobre jabuti encontrado embaixo do piso de casa
Mulher encontra jabuti vivo embaixo do piso de casa após suspeitar de infiltração e acredita que ele estava preso havia 10 anos
Jabuti em Centro de Fauna após ser resgatado em Itacajá
Reprodução/Naturatins
Relembre
Luiza e o marido chamaram um pedreiro para verificar uma infiltração na casa deles, no dia 7 de fevereiro. O pedreiro identificou que uma parte do piso estava oca e começou a quebrar. Naquele momento, eles perceberam que a infiltração, na verdade, era um jabuti que estava soterrado.
Antes do Naturatins buscar o animal, ele ficou em um banheiro reservado na casa de Luiza. Por causa do tempo que passou embaixo do piso, o jabuti apresentou sensibilidade à luz.
Segundo o biólogo Aluísio Vasconcelos de Carvalho, o animal é da classe dos répteis e onívoro, ou seja, come tanto animais quanto vegetais, o que facilitou a adaptação dele. O jabuti possui um metabolismo lento e por causa disso, pode ter sobrevivido por tanto tem embaixo do piso.
Outro fator que pode ter contribuído para a sobrevivência dele foi a estivação, quando o réptil reduz a atividade metabólica durante períodos de calor e seca. Dessa forma, ele economiza energia, se protege da desidratação e pode entrar em estado de dormência.
Vídeo mostra jabuti soterrado sendo retirado vivo embaixo de piso de casa
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.