Curitibanos ganham prêmio da Nasa por jogo que explica importância dos oceanos para a vida na Terra


Site imersivo criado pelos estudantes de engenharia simula um alienígena que recebe mensagem da humanidade. Competição internacional envolveu equipes de 152 países. Curitibanos ganham prêmio da Nasa
Dois estudantes curitibanos foram premiados nesta terça-feira (23) em uma competição da Nasa, a agência espacial norte-americana, que envolveu quase 58 mil participantes de 152 países.
Bruno Amaral Teixeira de Freitas e Bernardo Panka Archengas são alunos de Engenharia da Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e, junto de outros quatro colegas, desenvolveram um jogo virtual que ensina a importância dos oceanos para a vida planeta Terra.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
O time disputou a “NASA International Space Apps Challenge” – uma maratona de programação anual realizada pela agência com competidores do mundo todo. O desafio dos jovens foi, num “hackaton”, criar a plataforma virtual.
“A gente teve um final de semana, basicamente sexta à noite, sábado e domingo, só sabe? Tipo dois dias ali, para fazer o projeto completo, entregar com tudo. Tem que fazer a ‘demo’, então é super corrido”, relatou Bernardo.
Equipe foi premiada como solução com maior potencial de melhorar a vida na Terra
Divulgação
No site imersivo, o jogador é um alienígena que recebe uma mensagem do planeta Terra. Ao longo da experiência, animações, telas interativas e modelos 3D ensinam ao usuário, por exemplo, a importância das algas para a geração de oxigênio.
“Qual a maneira mais fácil de você ensinar para todo mundo essa mensagem? A gente pensou justamente que era: vamos dirigir ela para um alienígena, porque se até um alien entende, as pessoas do mundo podem entender.”
No jogo, usuário vira E.T que recebe mensagem do planeta Terra
Reprodução/Redes sociais
O resultado foi divulgado nesta terça, ao vivo, direto da Nasa, nos Estados Unidos. Os brasileiros levaram o prêmio de solução com maior potencial para melhorar a vida na Terra.
O grupo foi convidado a conhecer a agência espacial. Agora, a ideia deles é espalhar a mensagem:
“Se eu pudesse voltar para o passado e falar para o meu eu de, sei lá, dez anos atrás, a criança ia ficar chorando de felicidade. […] Essa preocupação com o meio ambiente com certeza é uma prioridade que eu acho que as próximas gerações e até as atuais também tem que ter”, afirma Bruno.
Bruno, à esquerda, e Bernardo: curitibanos premiados pela Nasa
RPC Curitiba
VÍDEO: Os mais assistidos do g1 PR
Leia mais notícias em g1 Paraná.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.