Prefeitura reforça combate à dengue após aumento de 72% da doença em Varginha, MG


Cidade registrou mais de 100 novos casos de dengue em um intervalo de quatro dias entre um boletim e outro. Casos de dengue avançam em Varginha e Passos; Governo diz que pode decretar emergência
Em apenas quatro dias, Varginha registrou 100 novos casos de dengue. O aumento foi de 72% no intervalo entre um boletim e outro emitido pela prefeitura. Neste início de ano, o município já registrou 246 casos da doença. Com isso, a administração municipal reforçou ações de combate ao mosquito transmissor.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Conforme dados do boletim municipal de dengue, no dia 19 deste mês, a cidade tinha 143 casos confirmados. Já no relatório divulgado nesta terça-feira (23), o número subiu para 246 no município, o que representa o crescimento de 72% entre os boletins.
O número já é maior do que todos os casos registrados nos meses de janeiro dos anos de 2020, 2021 e 2022 juntos neste início de ano. Somados, os começos de cada um dos anos foi de 129 casos, sendo 82 em 2020, 11 em 2021 e 36 em 2022.
Leia também:
Monte Belo tem a primeira morte por dengue confirmada em MG em 2024; número de casos dobram em 1 semana no Sul de MG
Conforme dados do estado, divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde, Varginha é o terceiro município do Sul de Minas com mais casos este ano, atrás apenas de Passos e Santana do Jacaré.
A situação epidemiológica ainda pode se agravar mais, segundo a vigilância ambiental de Varginha.
“A gente está em médio risco para transmissão. É uma contagem feita pelo Ministério da Saúde. A qualquer momento pode subir para alta”, destacou a coordenadora de Vigilância Ambiental, Vania Aparecida Silvério Nobre.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, o médico Adian Nogueira, a prefeitura organizou uma série de ações para frear a dengue na cidade. Segundo ele, foram comprados 15 mil testes para aumentar os diagnósticos e possibilitar o mapeamento dos bairros com mais casos registados.
“Tem intensificado com o controle da vigilância ambiental, com os agentes de saúde orientando nas casas das pessoas, pedindo para verificar onde há possíveis focos. Também intensificou, de segunda a sábado, a aplicação do fumacê para que evite, então, a contaminação e a propagação do mosquito da dengue”, disse o secretário.
Vigilância Ambiental de Combate à Dengue em Varginha (MG)
Reprodução/EPTV
Os bairros com mais registros na cidade são Canaã, com 51 casos, Jardim Corcetti (18) e Jardim Andere (17), onde fica a casa da família do radialista José Aluízio Tuburcio Coelho. No imóvel e duas filhas tiveram dengue.
Depois do susto com a doença, ele e a família reforçaram os cuidados na casa em que vivem.
“Demos uma olhada na casa inteira para saber se não tinha nenhum foco nas plantas, também usamos veneno e a raquete, que é nossa melhor amiga”, disse a digital influencer Julianna Vianna, filha do radialista.
Para denunciar focos de dengue, agendar visitas ou tirar dúvidas, o telefone da vigilância ambiental de Varginha é o (35) 3690-2230.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.