Prefeitura retira cerca de 30 pessoas que ocuparam prédio no Centro de Campinas


Famílias com crianças e pessoas com deficiência ficaram desabrigadas após reintegração de posse. Prédio antigamente utilizado pelo jornal Correio Popular e desocupado pela prefeitura de Campinas
Heitor Moreira
A Prefeitura de Campinas desocupou o prédio antigamente utilizado pelo jornal Correio Popular, no Centro de Campinas, neste domingo (2) por meio de reintegração de posse. O edifício fica entre as ruas Conceição e Dr. Quirino e havia sido ocupado por cerca de 30 pessoas, incluindo crianças e pessoas com deficiência.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
De acordo com o poder público, a ação ocorreu de forma pacífica. No local, havia sete viaturas da Polícia Militar e 13 da Guarda Municipal, além de representantes das secretarias de Habitação, Desenvolvimento e Assistência Social.
Ainda segundo a prefeitura, os profissionais assistenciais ficaram responsáveis por identificar as famílias, ofertar abrigo, Cartão Nutrir, entre outros serviços assistenciais.
Policiais na reintegração de posse realizada pela prefeitura de Campinas
Heitor Moreira
Para onde vão as famílias?
As famílias foram orientadas a fazerem o cadastro de “interesse em moradia” na Cohab-Campinas. Atualmente, há 14.335 pessoas inscritas no Cadastro de Interessados em Moradia em Campinas.
De acordo com a Defesa Civil, duas pessoas foram encaminhadas para o abrigo municipal, porque não tinham abrigo para recorrer. O restante procurou moradia de amigos e familiares.
Sobre o prédio
O prédio foi desapropriado em dezembro de 2022 pela prefeitura de Campinas pelo valor de R$ 9,4 milhões. De acordo com o órgão público, a Secretaria de Educação fez o depósito do valor em juízo e no local será implantado um Centro Interativo de Ciências, da Secretaria de Educação.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
A
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.