‘Agentes especiais’: Cães farejadores ajudaram PRF a apreender duas toneladas de drogas em 2023 no Pará

Animais fazem do combate ao crime organizado um momento de brincadeira atrás de entorpecentes, armas e munições. Cães farejadores ajudam PRF a apreender 2 toneladas de drogas
Cães farejadores ajudaram a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreender cerca de duas toneladas de drogas em 2023 no Pará.
Segundo a PRF, também foram apreendidos com ajuda dos cachorros mais de cem armas de fogo e quase 18 mil balas e cartuchos.
O trabalho é considerado essencial no combate ao crime organizado nas estradas paraenses – e vira uma brincadeira para os animais.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
São agentes especiais de combate ao crime, que vivem no canil da PRF. Três são da raça pastor belga de Malinois se chamam K9 Athos, de 7 anos; K9 Soldado, de 1 anos e 5 meses; e K9 Romu, de 3 anos.
A policial rodoviária federal Lilian Cruz diz que a presença deles no trabalho ajuda muito nas fiscalizações.
Antes de meterem as fuças em malas e carros atrás de entorpecentes, armas e munições, os cães fazem exercícios diariamente para melhorarem o foco durante o trabalho.
Entre atividades no canil, os cachorros precisam encontrar e sinalizar o lugar exato onde os policiais esconderam objetos ilícitos. Depois vem a recompensa.
“Para eles, a atividade de busca é uma brincadeira”, diz Lilian Cruz.
VÍDEOS: assista às notícias do Pará
Leia as principais notícias do estado no g1 Pará
Adicionar aos favoritos o Link permanente.