Estrada no litoral de SP, interditada por deslizamentos, é reaberta com restrições de tráfego


Serviços de estabilização permitiram a retomada do tráfego na Estrada do Guaraú, em Peruíbe (SP). Parte da estrada do Guaraú, em Peruíbe (SP), desmorona e é interditada
Defesa Civil de Peruíbe
A Estrada do Guaraú, em Peruíbe (SP), foi reaberta ao tráfego, mas com restrições para garantir a segurança dos motoristas. A via tinha sido interditada após os danos causados pelas fortes chuvas, que provocaram deslizamentos de terra e comprometeram parte da pista.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Segundo a prefeitura, foram realizados serviços de estabilização do terreno, permitindo que o trânsito seja retomado com restrições. Até as 18h, o tráfego será realizado por comboios. Estão autorizados a circular pela estrada: motos, veículos leves, camionetas e caminhões de carga com até 3.500 kg de peso bruto.
Outras condições
Defesa Civil do Estado: indica estabilidade nas condições climáticas para as próximas horas e para a quinta-feira (26);
Atenção: É importante que os motoristas dirijam com atenção e sigam as orientações das equipes no local;
Transporte: Dois micro-ônibus vão circular no lado Guaraú para transporte dentro do bairro e até a Barra do Guaraú. Outro micro-ônibus, próximo ao portal da estrada, que fará a conexão com a região central, com horários normalizados.
Samu: A equipe continuará disponível para pronto-atendimento, encaminhando pacientes para a UPA, se necessário.
Restrição: Veículos pesados permanecem restritos por tempo indeterminado.
Coleta de lixo: O serviço será feito com caminhões de pequeno porte, e as entregas e abastecimentos com caminhões serão realizados por baldeação no portal da estrada.
Tráfego controlado
Depois das 18h, tráfego será controlado por semáforos instalados na área da obra. Equipes de fiscalização estarão posicionadas na subida da serra, no Costão, para garantir o cumprimento das regras e a segurança de todos os motoristas.
A interdição da estrada ocorreu após o desmoronamento de parte do solo, causado pelas chuvas intensas registradas entre segunda-feira (23) e terça-feira (24). Durante esses dois dias, a cidade acumulou 230 milímetros de chuva, superando a média histórica de 220 mm para o mês, conforme o Instituto Climatempo.
A força das precipitações gerou deslizamentos, especialmente em áreas de contenção, comprometendo o acesso ao bairro Guaraú e a regiões turísticas e de preservação ambiental.
Protocolo de segurança
O secretário de Segurança Pública de Peruíbe, Cristhian Rodrigues, explicou que sempre que há um acúmulo de chuva a estrada deve ser interditada até que a situação seja avaliada, de acordo com protocolo de segurança firmado pelo Ministério Público.
Estrada do Guaraú, em Peruíbe (SP), é interditada após deslizamentos de terra provocados pelas fortes chuvas
Carlos Abelha/TV Tribuna
Apoio às famílias isoladas
A Secretaria de Saúde informou que mantém um contato constante com a associação de moradores da área, oferecendo suporte e acompanhamento. “Estamos em contato direto com a associação de moradores, para garantir que eles tenham toda a assistência necessária. Sabemos que é uma situação difícil, mas a nossa prioridade é a segurança e a preservação das vidas”, destacou o secretário.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.