Câncer de pele: por que internações cresceram 30% na região de Campinas e quais os alertas para evitar a doença


Especialista indica que condições climáticas e maior preocupação da população com a saúde geraram aumento nos diagnósticos. Região de Campinas apresenta aumento em internações para tratamento de câncer de pele
As internações por câncer de pele cresceram 30,5% em um ano nas cidades do Departamento Regional de Saúde 7 (DRS-7), com sede em Campinas (SP). O aumento serve de alerta para cuidados essenciais, mas também indica que há maior cuidado e atenção da população com a saúde, segundo especialistas.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Veja os dados🔎
Entre janeiro e novembro de 2022, as unidades de saúde das 42 cidades do DRS-7 receberam 1.236 pacientes, enquanto no mesmo intervalo do ano passado, o número de internações foi de 1.614.
Já em todo o estado, houve 13.881 internações nos 11 meses de 2022, ante 14.745 de janeiro a novembro do ano passado
O aumento na região foi de 30,5% e, em todo o estado, o crescimento foi de 6,2%
Calor em Ribeirão Preto sol temperatura máxima dia quente previsão do tempo
Reprodução EPTV
⏩Qual a explicação? Coordenadora de dermatologia em ambulatórios da Secretaria Estadual de Saúde, Bhertha Tamura avalia que dois fatores são essenciais para entender o aumento: clima e conscientização.
“A questão climática é importante. A incidência do sol agora está muito forte. Além disso, a conscientização da população: os médicos estão fazendo mais diagnóstico e, é claro, o sistema de saúde melhorou bastante”, aponta a coordenadora.
“Nós que trabalhamos em serviço público sabemos que há um investimento muito grande paraque se possa oferecer um atendimento adequado para todos esses pacientes”, defende.
Leia também:
Dermatologistas brasileiros recomendam cuidado dobrado com a exposição ao sol
Câncer de pele: como identificar se pintas, manchas e outros sinais podem indicar doença
Entenda os tipos de câncer de pele
⏩Como se proteger? O médico oncologista Vinícius Conceição alerta que é preciso estar atento e se proteger inclusive em dias de sol encoberto. Isso porque, apesar de luminosidade não estar forte, os raios ultravioletas alcançam a pele.
“A gente não está enxergando às vezes o sol, mas ele está ali e os raios UV e UB estão chegando, ultrapassam as nuvens e estão chegando. Então a proteção que as pessoas devem ter, principalmente com mais fator de risco, essa proteção tem que se dar todos os dias, mesmo nos mais nublados”.
Além disso, esses raios ultrapassam o vidro, então motoristas precisam reforçar o uso do protetor todos os dias.
Outro alerta é para a necessidade de reforçar o protetor solar durante o dia, já que passar apenas uma vez pode ser insuficiente. Isso vale também para os protetores solares de fatores mais altos, como o 70 ou 80.
Dermatologistas brasileiros recomendam cuidado dobrado com a exposição ao sol
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
CVINÍCIUS CONCEIÇÃO |
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.