FAB diz que segue buscas por avião desaparecido em floresta no Amazonas


Equipes estão concentradas nas buscas há três dias. Ainda não há confirmação sobre o número de ocupantes a bordo. Buscas por aeronave no interior do Amazonas continuam na tarde desta sexta-feira
Edicarlos Bezerra
A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou na tarde desta segunda-feira (23) o desaparecimento da aeronave de matrícula PT-JCZ na região de Manicoré, interior do Amazonas. As equipes estão concentradas nas buscas há três dias, desde sábado (21), na área de floresta. Ainda não há confirmação sobre o número de ocupantes a bordo.
Na sexta-feira (20), data do desaparecimento, a FAB realizou três horas de voo em busca do avião. No domingo (22), as operações foram atrasadas pela manhã devido às condições meteorológicas desfavoráveis, sendo retomadas à tarde, com mais 550 km² de área sobrevoada.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
A Força Aérea informou que aeronave não tinha plano de voo registrado nem foi detectada pelos radares de controle de tráfego aéreo. Familiares do piloto relataram que o GPS Garmin indicava as últimas posições ao Sudeste de Manicoré.
As buscas seguem nesta segunda-feira (23) com o apoio da aeronave SC-105 Amazonas.
O caso
O desaparecimento da aeronave ocorreu próximo à comunidade Boca do Rio, a cerca de 7 km da sede de Manicoré, mas a localização exata ainda não foi confirmada devido à dificuldade de acesso na região.
Uma das moradoras da comunidade contou à Prefeitura de Manicoré que, por volta das 8h da sexta-feira, ouviu um barulho estranho vindo da aeronave que sobrevoava o local. Segundos depois, ela relata ter escutado um forte estrondo.
“A gente estava tomando café, o avião vinha com uma ‘zoada’ estranha e esse avião saiu passando. Eu falei para o meu marido: ‘olha esse avião, parece que está falhando’. Eu fui olhar e, quando levantei da mesa, só ouvimos o estrondo”, relatou a moradora, identificada apenas como Raimunda.
Local onde avião desapareceu, segundo prefeitura de Manicoré, no Amazonas.
g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.