Única concorrente, EPR vence leilão pelo Lote 6 do Paraná; veja quanto deve ficar tarifa do pedágio


Grupo apresentou desconto de 0,08%. Contrato é de 30 anos e abrange 662 quilômetros de rodovias federais e estaduais, que passam por 25 cidades do Paraná. Concessionária EPR vence leilão por novo lote de pedágio
O grupo EPR venceu o leilão pelo Lote 6 das rodovias do Paraná realizado nesta quinta-feira (19) pela Bolsa de Valores de São Paulo, a B3. O contrato é de 30 anos.
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O grupo foi o único concorrente do leilão e apresentou como proposta o desconto mínimo de 0,08%. A redução representa uma diferença de apenas alguns centavos na tarifa base.
O lote arrematado nesta quinta é o maior do novo modelo de pedágio e abrange 662 quilômetros de rodovias federais e estaduais, que passam por 25 cidades do Paraná. São elas: BR-163, BR-277, e PR-158, PR-180, PR-182, PR- 280 e PR-483.
Ele abrange nove praças de cobrança, sendo três novas e seis já existentes.
As rodovias concedidas no lote são consideradas estratégicas, uma vez que formam um corredor que liga a fronteira do Brasil com Paraguai e Argentina, no oeste do estado, ao Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná.
A região concentra cooperativas que usam as estradas para escoar a safra, especialmente de grãos.
A EPR administra atualmente o Lote 2 das rodovias do estado, que abrange o Norte Pioneiro, Campos Gerais e Curitiba. Com mais de 600 quilômetros, estão BR-153, BR-277, BR-369, PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855. Nele, as tarifas dos pedágios estão ativas desde março deste ano.
A expectativa é que a concessionária assuma as rodovias do Lote 6 em julho de 2025. Até lá, as estradas continuam sob responsabilidade do poder público.
Projeção de tarifa
Pedágio na BR-277 – Sentido Litoral do Paraná
Giuliano Gomes/PR Press
A RPC, junto com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), fez uma projeção das novas tarifas, que devem começar a ser cobradas na metade de 2025.
Para a projeção, foi considerado o desconto dado no leilão, de 0,08%, e a projeção da inflação de 9% entre abril de 2023 – quando foram estabelecidas as tarifas do leilão, até junho de 2025.
Projeção das tarifas de pedágio
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Obras previstas
O contrato de concessão do Lote 6 prevê o investimento de R$ 12 bilhões em obras. Entre elas, 462 quilômetros de duplicações, que engloba todos os 321 quilômetros da BR-277 que atualmente são de pista simples.
Também estão previstos novos contornos, como em Marmeleiro, no oeste do Paraná, com 7 quilômetros de extensão.
O contrato prevê que as obras fiquem prontas até o sétimo ano de concessão.
No total, os investimentos deverão abranger a implantação de 31 quilômetros de faixas adicionais, 87 quilômetros de vias marginais e 13 quilômetros de contornos.
Também estão previstas a construção de 38 passarelas, 14 passagens de fauna, três Pontos de Parada e Descanso (PPDs) e 21 quilômetros de iluminação na Serra.
Cidades atendidas pelo trecho
Lote 6 do pedágio do Paraná abrange 25 cidades do estado
Agência Nacional de Transportes Terrestres/ANTT
Confira quais são as cidades atendidas pelo Lote 6 da concessão de rodovias do Paraná.
Ampére
Campo Bonito
Candói
Cantagalo
Capitão Leônidas Marques
Cascavel
Catanduvas
Céu Azul
Diamante do Sul
Foz do Iguaçu
Francisco Beltrão
Guaraniaçu
Guarapuava
Ibema
Laranjeiras do Sul
Manfrinópolis
Medianeira
Nova Laranjeiras
Pato Branco
Realeza
Renascença
Santa Lúcia
São Miguel do Iguaçu
Virmond
Vitorino
Situação dos outros lotes
Novos contratos de pedágio das rodovias no Paraná vão ser divididos em seis lotes, que vão a leilão separadamente
Reprodução/RPC
Para a concessão do Sistema Integrado de Rodovias do Paraná, o estado foi dividido em seis lotes, com rodovias estaduais e federais. Cada lote é leiloado separadamente.
A responsável pelo lote 1 é a Via Araucária, com a concessão de 473 quilômetros. Nos pacotes estão trechos da BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427, localizadas nas regiões central, Campos Gerais e Curitiba. As tarifas dos pedágios estão ativas desde março deste ano.
Já o lote 2, no Norte Pioneiro, Campos Gerais e Curitiba, está sob responsabilidade do grupo EPR Litoral Pioneiro. Com mais de 600 quilômetros, estão BR-153, BR-277, BR-369, PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855. Assim como o primeiro, as tarifas são cobradas desde março.
O lote 3 foi leiloado no último dia 12 de dezembro. A empresa vencedora foi a CCR S/A. O desconto para a tarifa básica de pedágio ofertado pela empresa foi de 26,6%. Quatro rodovias estaduais e três federais que passam por 22 cidades do estado ficarão sob administração da empresa que deve assumir as rodovias em 2025.
Os lotes 4 e 5 estão sob análise do Tribunal de Contas da União (TCU) e devem ir a leilão em 2025.
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