Tecnologia, inovação e sustentabilidade: RMC reforça DNA de vanguarda com novo estúdio redação da TV Morena


Nova estrutura conta com redação multiplataforma e com alta tecnologia; evento de inauguração reuniu autoridades e representantes de diversos setores, na noite desta quarta-feira (18). Em noite de festa, RMC inaugura novo estúdio redação da TV Morena
Lucas Oliver/ TV Morena
A Rede Mato-grossense de Comunicação (RMC) mais uma vez sai na frente com a inauguração do novo estúdio redação da TV Morena, em Campo Grande. A estrutura multiplataforma une tecnologia, inovação e sustentabilidade em um ambiente moderno e acolhedor. O evento de inauguração ocorreu na noite desta quarta-feira (18) e reuniu autoridades e representantes de diversos setores.
A nova estrutura conta com 80 postos de trabalho em um único espaço. O projeto do novo estúdio redação nasceu do conceito de comunicação multiplataforma, que une todas as plataformas e programas desenvolvidos pelo grupo RMC.
Na nova redação, os profissionais que atuam no Bom Dia MS, MS1, MS2, g1, Primeira Página, Morena FM, +Agro, Globo Esporte, Pantanal Agency e redes sociais, estão juntos, o que proporciona mais dinamismo ao fluxo de trabalho.
O evento de inauguração contou com autoridades, acionistas e diretores da RMC, empresários, jornalistas das plataformas da empresa e convidados para comemorar a nova redação da TV Morena. O presidente do Grupo Zahran e CEO da Copa Energia, Antonio Carlos Moreira Turqueto, Caio Turqueto, diz que a nova estrutura reforça o compromisso da RMC em investir em conteúdo de qualidade.
“Esse investimento vai potencializar não só a nossa capacidade de trabalho, mas também a contribuição nacional, contribuição com a qualidade para o telespectador, então é algo muito grandioso. A televisão foi feita com dedicação e com esse novo estúdio, vamos cumprir todas as etapas que vieram”.
Entre os principais destaques do novo espaço, está um painel de led de 17 metros quadrados, que fica localizado no centro da redação, que permite, através da tecnologia, maior interação com as notícias por parte dos apresentadores. Para o diretor-geral da RMC, Nicomedes Silva Filho, a estrutura da nova redação é resultado do compromisso com a informação de qualidade e com o público.
“Hoje é um dia emocionante. Acompanho essa empresa há 36 anos e sempre houve investimento para verdadeiramente contribuir para o desenvolvimento da sociedade. E como você faz isso? Levando informação de qualidade. Nós geramos esse conhecimento e a partir desse conhecimento a gente consegue, de certa forma, ajudar na transformação para uma sociedade verdadeira”.
Evento de inauguração reuniu autoridades e representantes de diversos setores
Lucas Oliver/ TV Morena
Para o diretor de Conteúdo, Marcello Rosa, o projeto foi planejado para tornar mais eficiente o fluxo de informações e dar agilidade à produção para as diversas plataformas. “Fico emocionado de fazer parte de uma empresa que vai na contramão, felizmente, de muitas empresas que, nos momentos de crise, reduzem a estrutura. Aqui não há, na RMC, um grande investimento como esse, entregando uma redação moderna, uma redação que permite fazer essa integração das plataformas. Acho que a produção do nosso conteúdo, que sempre teve uma característica de alta qualidade, com profissionais de primeira linha, agora ganha esse reforço”.
Com câmeras de última geração que podem ser operadas a distância, o coração da nova redação conta com um palco no centro, onde os repórteres, produtores, cinegrafistas, auxiliares, editores de texto e de imagens, estagiários e técnicos administrativos ficam ao redor todos integrados.
O diretor-presidente da TV Globo, Paulo Marinho, veio a Campo Grande para participar da inauguração da nova estrutura da RMC. Segundo ele, o novo espaço vai levar boas histórias para o público, sendo um investimento importante para o jornalismo local e nacional.
“A organização ficou lindíssima e reforça o compromisso tanto da Globo quanto da TV Morena de levar informação de qualidade, entretenimento, cultura, prestar serviço para a população, enfim, acho que aqui é um reflexo desse compromisso e do compromisso da empresa com a população aqui do Mato Grosso do Sul”.
A obra do novo espaço durou 212 dias e envolveu aproximadamente 120 pessoas no projeto, desde o planejamento até a execução. Agora, os tradicionais telejornais Bom Dia MS, MS1 e MS2 serão apresentados no novo estúdio. O chefe de produção de rede e afiliadas da Rede Globo, Rogério Nery, também esteve presente na inauguração e ressaltou que o investimento vai contribuir para levar ao telespectador conteúdos com mais agilidade.
“Além da questão técnica, de tecnologia, que fica tudo muito bonito para o telespectador, para quem está acompanhando, eu acho que a importância maior é a agilidade. A agilidade da informação circular entre os profissionais que estão aqui é fundamental e também chega ao público, à população”.
Entre as autoridades presentes no evento, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), falou sobre a trajetória de sucesso da RMC na história do estado. Riedel ressaltou a importância da boa comunicação para o desenvolvimento da sociedade.
“É uma alegria ver que a TV Morena mantém o seu nível de investimento acreditando no estado. As mudanças são muito rápidas em qualquer área, especialmente na comunicação, e a TV se mantém firme investindo para os colaboradores trabalharem para a sociedade na certeza de que vai dar o retorno daquele investimento e confiando no estado”.
Sustentabilidade no DNA
O vice-presidente do Grupo Zahran, Pedro Turqueto Zahran, esteve presente na inauguração
Joaquim Padilha/ TV Morena
A estrutura da nova redação foi pensada diante dos conceitos da sustentabilidade. As placas que compõe o espaço foram confeccionadas com lã de garrafa pet. O vice-presidente do Grupo Zahran, Pedro Zahran Turqueto, explica que para além dos cuidados estéticos e tecnológicos com a nova estrutura, houve também o cuidado com o meio ambiente ao utilizar materiais renováveis.
“Isso faz parte do DNA do grupo Zahran, temos a sustentabilidade como pano de fundo, e isso vai garantir a perenidade do nosso negócio, da sociedade e do nosso planeta. A gente não teve só a preocupação estética, mas também a preocupação de fazer a nossa redação nova com materiais renováveis. Eu fico muito feliz dessa preocupação ter nascido genuinamente, não foi nada imposto, foi uma iniciativa que partiu do nosso time”.
MS2 foi transmitido ao vivo durante o evento de inauguração
TV Morena/ Reprodução
Para o diretor de eventos da Rede Matogrossense de Comunicação, Guilherme Zahran, a nova estrutura foi pensada também para atender a chegada da TV 3.0, considerada a próxima geração da televisão digital. Segundo ele, o novo estúdio vai aproximar ainda mais jornalistas e telespectadores.
“Estamos muito contentes com a realização dessa parte tecnológica, desse avanço, nos preparando para a modernização que está vindo com a televisão 3.0 e também trazer um ambiente de trabalho moderno, agradável, que a gente consiga integrar todas as redações com a mesma credibilidade e confiança que as pessoas têm no nosso jornalismo”.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.