Fisiculturista ex-obeso supera hérnia de disco e vence campeonato: ‘Mal conseguia caminhar’


Leonardo Machado perdeu mais de 110 kg e realizou o sonho de se tornar fisiculturista. Ele conquistou mais um troféu no esporte após descobrir uma hérnia de disco. Leonardo Machado pesava 200 kg e hoje é campeão de fisiculturismo
Arquivo pessoal
Leonardo Machado, o fisiculturista brasileiro que chegou a pesar 200 kg, conquistou um troféu na categoria ‘superação’ após descobrir uma hérnia de disco e passar aproximadamente um mês com dores intensas, que o impediam até de andar direito. Ao g1, ele relembrou a trajetória de “altos e baixos” e considerou que os obstáculos deixaram a jornada “extremamente recompensadora”.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
O morador de São Vicente, no litoral de São Paulo, contou ao g1 ter lidado com a obesidade desde a infância e, somado a outros traumas, desenvolvido depressão. Ele passou por tratamento psicológico e se dedicou aos exercícios físicos, perdendo mais de 110 kg para realizar um sonho quase impossível: tornar-se fisiculturista.
‘Leo Mackina’, como também é conhecido, divide a rotina como inspetor de alunos em uma escola e influenciador fitness. Na internet, ele tem como objetivo ajudar pessoas que passam por situações semelhantes e aproximá-las de uma vida saudável.
“Embora ainda esteja em recuperação, fui persistente e consegui competir no fim”, disse ele. “Isso não torna o processo mais fácil, mas o fato de enfrentar e vencer cada obstáculo tornou a jornada extremamente recompensadora. E, no final, como um bônus, ainda conquistei o troféu”.
A coluna do corpo humano tem 33 vértebras. Entre cada uma delas há um disco com um núcleo gelatinoso que funciona como amortecedor. Quando há uma pressão maior sobre o disco, ele enfraquece e rompe. Se a hérnia toca o nervo, isso gera uma inflamação que acarreta as dores.
Leonardo Machado venceu a categoria ‘superação’ em competição de fisiculturismo
Arquivo pessoal
Segundo o fisiculturista, a hérnia de disco pressionava o nervo ciático, o maior do corpo humano e responsável por controlar a musculatura e a sensibilidade dos membros inferiores. “Nesse período [de quase 30 dias], mal conseguia caminhar, muito menos treinar ou manter o ritmo de atleta”.
Apesar do desafio, Leonardo não desistiu. Ele começou a fazer fisioterapia e adaptou os exercícios para não ficar parado. O fisiculturista continua um tratamento de mobilidade voltado para recuperação, mas afirmou que a pior fase da dor já passou.
No último final de semana, o atleta participou do evento Favela Classic, da São Paulo Fisiculturismo e Fitness, e venceu a categoria ‘overall [geral] superação’, na qual os ganhadores de todos os setores se enfrentam. “Campeão dos campeões”, brincou Leonardo.
Vídeo mostra homem que pesou mais de 200 kg em torneio de fisiculturismo, em 2023
Mais desafios
Leonardo lembrou que, após ganhar um prêmio no ano passado, iniciou um processo de bulking, ou seja, a ingestão de grandes quantidades de comida para ganho de massa magra. “Algo especialmente desafiador para ex-obesos […], o que pode gerar o medo de voltar a engordar”, disse.
‘Leo Mackina’ contou ter passado pela etapa de forma positiva e finalizado a fase com um físico significativamente melhor do que antes. Outro desafio, segundo o atleta, foi lidar com a sobrecarga do trabalho: ele é funcionário público, tem uma marca de camisetas e também atua como influenciador.
“Apesar de todas essas adversidades, trabalhei dentro das minhas possibilidades e alcancei meu objetivo mais uma vez”, afirmou. “O sentimento que fica é de orgulho por tudo o que passei e superei”, finalizou ele.
Homem que pesou mais de 200 kg supera depressão e ganha competição de fisiculturismo
Reprodução/Redes Sociais
Exemplo na internet
Leonardo usa a própria história para motivar pessoas a superar medos e desenvolver hábitos saudáveis. Ele conta com mais de 100 mil seguidores no Instagram, tendo o vídeo da ‘retrospectiva’ até os palcos de fisiculturismo alcançado mais de 13 milhões de visualizações na plataforma.
“Me coloquei nessa posição, de falar sobre essas coisas e mostrar que é possível alcançar seus objetivos, além de dizer para a pessoa que me assiste que ela não está sozinha”, afirmou. “O cara de 200 kg que está me assistindo, quero que ele entenda que passei pelas mesmas coisas”.
Por fim, ele afirmou que o processo até a recuperação da autoestima não é baseado apenas no emagrecimento. “A mudança é muito mais do que ‘só’ parar de comer e treinar, mas sim se redescobrir e entender quem você é”.
Leo ‘Mackina’ pesou mais de 200 kg e venceu competição de fisiculturismo
Reprodução/Redes Sociais
Leonardo Machado
Ao g1, Leonardo contou ter lutado contra o sobrepeso desde a infância. “Com 11 anos eu já tinha obesidade mórbida”, comentou. Ele acrescentou que, na trajetória até o fisiculturismo, passou por “altos e baixos”, tendo emagrecido e engordado algumas vezes.
A mudança de vida, segundo ele, aconteceu também pelo medo de não passar em um exame admissional após ser aprovado em um concurso público. “Comecei esse ‘projeto’ por conta disso”, explicou.
Leonardo disse ter começado a treinar em 2017, após passar por tratamento psicológico para tratar da depressão e traumas do passado. Ele relatou ter emagrecido 82 kg até 2020, mas voltou a engordar 50 kg no período da pandemia de Covid-19 em que as academias estavam fechadas.
Com as academias novamente abertas, ele voltou a treinar no final de 2021, chegando a pesar 135 kg em abril de 2022. Leonardo, mais uma vez, teve a rotina de exercícios interrompida, pois quebrou o pé em um acidente doméstico.
Leo ‘Mackina’ pesou mais de 200 kg e venceu competição de fisiculturismo
Reprodução
“Esse foi o diferencial da minha vitória ser tão grande: a persistência. Minha história parece ser de filme, mas é real”, celebrou Leonardo.
Determinado a alcançar os palcos de fisiculturismo, ele retornou aos treinos gradualmente e, em janeiro de 2023, já pesava 89 kg. Leonardo então se submeteu a uma cirurgia para a retirada da pele na região abdominal no mês seguinte.
Em dezembro de 2023, o sonho de competir em um torneio de fisiculturismo se tornou realidade. Leonardo venceu a categoria ‘superação’ daquela edição do evento Favela Classic, da São Paulo Fisiculturismo e Fitness.
“Sofri muita coisa na minha vida. Não só durante o emagrecimento. Não foi à toa que cheguei a pesar 200 kg”, disse Leonardo. “Sou religioso, e acredito que Deus não dá nenhuma cruz que a gente não possa carregar. No meu caso, ele deu uma bem pesada”, brincou.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.