Operação reforça segurança em bairros de Suzano durante festas de fim de ano; veja situação em outras cidades

Segundo a Prefeitura, o objetivo é garantir mais tranquilidade aos consumidores durante as compras neste período. Patrulhamento especial acontecerá nos polos comerciais do Centro, do Boa Vista, na região Norte, e de Palmeiras, na região Sul. Agentes da GCM e PM fazem operação ‘Natal Seguro’ em Suzano
Com a chegada das festas de fim de ano, o número de pessoas que vão às ruas para a compra de presentes aumenta e, por conta disso, algumas prefeituras do Alto Tietê decidiram reforçar a segurança nos centros comerciais (veja a lista completa abaixo).
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
Um exemplo é Suzano, que recebe a operação “Natal Seguro”, com um esquema especial de patrulhamento da Guarda Civil Municipal (GCM) e de agentes da Polícia Militar até o dia 31 de dezembro, nos polos comerciais do Centro, do Boa Vista, na região norte, e de Palmeiras, na região sul.
Segundo a Prefeitura, o objetivo é garantir mais tranquilidade aos munícipes que farão compras neste período, visto que as lojas estendem o horário de funcionamento até as 22h.
“Uma recomendação também é que as pessoas não utilizem dinheiro vivo, tomem cuidado com celular, com bolsa. O bandido se aproveita da ocasião, ele quer a facilidade, né? Então, [vamos] dificultar um pouquinho para que surta um efeito de segurança durante as compras de Natal”, afirma o secretário de Segurança Cidadã de Suzano, Afrânio Evaristo da Silva.
Outras cidades
Em Arujá, a Guarda Civil Municipal (GCM) reforçou as escalas de plantão, aumentando a presença na região central, visando a proteção dos moradores e do comércio em geral.
Já a Prefeitura de Biritiba Mirim informou que tem comunicado a Polícia Militar sobre os dias e horários previstos de maior fluxo por conta da programação de Natal, visando atualizar o setor de inteligência da polícia para as devidas estratégias, tendo em vista que a cidade não tem GCM.
Ferraz de Vasconcelos também começou a operação Natal Seguro, com um aumento de cerca de 50% do efetivo da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal (GCM) dedicados ao policiamento preventivo nas áreas comerciais da cidade, no Centro e bairros.
Segundo a Prefeitura de Guararema, a cidade não conta com GCM. Entretanto, a segurança da cidade é reforçada a partir do monitoramento do Centro de Segurança Integrada (CSI). O policiamento na cidade é realizado pelas polícias Civil e Militar.
Itaquaquecetuba recebe a operação “Natal Azul”, que visa levar mais segurança aos centros comerciais da cidade, que recebem um grande fluxo de pessoas neste período. A operação foca em locais estratégicos como o Centro, Parque Piratininga, Jardim Caiuby e Jardim Odete para garantir a tranquilidade da população e dos comerciantes.
Já em Mogi das Cruzes, a operação “Papai Noel” será realizada no Centro, na Vila Oliveira, em Brás Cubas e Jundiapeba e bairros com grande concentração de comércios, como o Jardim Universo.
Em Poá, a vigilância será intensificada das 10h às 22h no período de festas.
Por fim, Salesópolis informou que foi realizado um contato com a Polícia Militar, solicitando reforço nos dias 24 e 25 de dezembro.
Santa Isabel não respondeu aos questionamentos enviados pela produção do Diário TV.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê
Adicionar aos favoritos o Link permanente.