Dengue: Após morte de mulher de 29 anos e aumento de 200 % nos casos, Cascavel decreta epidemia da doença


Cascavel saltou de 500 casos confirmados na última semana, para mais 1,5 mil, representando um aumento de 200%, segundo a secretaria de saúde. Cascavel decreta epidemia de dengue
Após a morte de mulher de 29 anos e aumento de 200% nos casos de dengue, Cascavel, no oeste do Paraná, decretou epidemia da doença na quarta-feira (22), informou a Secretaria de Saúde da cidade. Assista ao vídeo acima.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
De acordo com dados do Boletim Epidemiológico, Cascavel saltou de 500 casos confirmados na semana passada, para mais de 1,5 mil. Leia aqui sobre o atual panorama da dengue no Paraná.
O decreto assinado pelo prefeito Leonaldo Paranhos foi encaminhado ao Governo do Paraná.
Jogo: avalie 17 afirmações e veja se você está pronto para ajudar no combate à dengue no Paraná
Mosquito transmissor da dengue
Rogério Capela/PMC
Leia também:
Além das ações do aumento de caçambas para descarte do lixo na cidade, do reforço na orientação por veículos de som, a Secretaria de Saúde também afirma que endureceu a fiscalização e aplicação de multas.
Conforme o secretário de saúde, Miroslau Bailak, os agentes de endemias também poderão multar os cidadãos quando identificarem que as ações de combate não estão sendo feitas por eles.
“Nós sempre fomos contra a chamada multa, mas se faz necessário nesse momento, porque realmente estamos perdendo a guerra. É um crescimento grave e sério. Os agentes de Endemias vão identificar o local com possível criadouro, fazem a notificação e não existindo o cumprimento será aplicada imediatamente multa, tanto para pessoas físicas como jurídicas”, afirmou o secretário.
Quais os sintomas da dengue?
A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada com o vírus. Após a picada, os sintomas podem aparecer em até 15 dias, segundo a Secretaria de Saúde.
Normalmente, a primeira manifestação da dengue é febre alta (39°C a 40°C), que dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos.
A dengue pode provocar também: manchas no rosto, tronco, braços e pernas. Os pacientes podem ter ainda perda de apetite, náuseas e vômitos.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias da região em g1 Oeste e Sudoeste.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.