Queimada em área de proteção ambiental do AP já dura 1 semana, diz CBM


Lagoa dos Índios fica na região Oeste de Macapá. Local é caracterizado por uma vasta vegetação em meio a um Centro Urbano. CBM atua no combate.  Lagoa dos Índios atualmente
Michele Ferreira/Rede Amazônica
Uma área de proteção ambiental em meio a um Centro Urbano está sofrendo com os efeitos das queimadas há uma semana. A Lagoa dos Índios, que fica na Zona Oeste de Macapá, é caracterizada por uma vasta vegetação, o que colabora para a propagação das chamas, afirma o Corpo de Bombeiros Militar (CBM).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp 
“Aquela região que vem queimando há uma semana tem uma característica um pouco diferente. O fogo vem consumindo a vegetação principalmente numa região mais subterrânea e quando ela encontra uma vegetação mais elevada, ela se propaga e visualmente conseguimos acompanhar as chamas” detalhou o Telfran Gomes, capitão do CBM. 
O fogo consome a vegetação próxima ao bairro Marabaixo 4, fato que preocupa as autoridades, já que além de conter as chamas da vegetação, os militares trabalham para o fogo não se aproximar das casas. 
Quem passa pela região consegue acompanhar o grande volume de fumaça. A fumaceira tem causado incômodo para quem mora próximo ao local.
“Essas chamas acabam desprendendo uma fumaça grande e densa, essa é a fumaça que incomoda tanto a nossa sociedade. Por isso, diariamente o CBM vem atuando na região, nosso acesso é pela rodovia e por trás em propriedade do bairro do Marabaixo 4, onde fazemos principalmente a proteção dessas propriedades” destacou o capitão.
Outro efeito que chama atenção é a mortalidade dos animais que vivem na Lagoa. Imagens registradas na manhã desta sexta-feira (29) mostram um peixe Poraquê queimado.
Peixe pode chegar a dois metros de comprimento
João Pantoja/Rede Amazônica
Lagoa dos Índios
De acordo com especialistas, a Lagoa dos Índios é importante para a qualidade do clima de Macapá. No verão, a lagoa é uma alternativa turística na área urbana da cidade. 
Lagoa dos Índios vira alternativa turística na área urbana de Macapá durante o verão
O espaço chama atenção por ser uma área de preservação ambiental localizada às margens de uma rodovia que liga as duas maiores cidades do Amapá, Macapá e Santana. 
Imagem mostra a lagoa fora do período de estiagem
Maksuel Martins
Leia também: 
Estiagem no Amapá: governo federal reconhece estado de emergência nos 16 municípios
Seca e estiagem fazem Governo do AP decretar emergência em saúde pública no Estado
AP registra mais de 500 focos de incêndios florestais em 30 dias; combate é intensificado
As ações do CBM seguem até que o fogo seja contido. O Estado enfrenta o período mais crítico da estiagem. 
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, Facebook e X (Twitter)
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.