Marcha pelo Clima em Santarém denuncia queimadas e pede ações do poder público na segunda, 2


A Marcha pelo Clima irá se concentrar no Centro Regional de Governo do Oeste do Pará às 17h e percorrerá ruas centrais da cidade, Nuvem densa de fumaça esconde horizonte em Santarém
Agência Santarém / Divulgação
Ativistas, movimentos sociais, organizações e a população de Santarém, oeste do Pará, vão sair às ruas na segunda-feira (02/12) em uma manifestação para denunciar o cenário de desastre climático vivenciado por conta dos incêndios e queimadas que atingem o município há quase dois meses.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Organizada por diversos movimentos sociais, ambientalistas e organizações locais, a Marcha pelo Clima irá se concentrar no Centro Regional de Governo do Oeste do Pará às 17h e percorrerá ruas centrais da cidade, em reivindicação por ações imediatas e concretas do poder público para combater as queimadas e mitigar seus impactos.
A marcha surge em um momento crítico, quando Santarém e municípios vizinhos enfrentam uma grave crise ambiental, com o ar da cidade atingindo níveis perigosos de poluição devido às queimadas. No domingo (24), inúmeras imagens tomaram as redes sociais com registro da densa nuvem de fumaça que encobria a cidade. Nesse dia o Índice de Qualidade do Ar registrado foi considerado péssimo, afetando diretamente a saúde da população e agravando os impactos da crise climática na região que já sofre com a seca e a estiagem.
Além de alertar para os riscos imediatos causados pelas queimadas, a marcha também destaca a necessidade de uma política pública de proteção ambiental mais robusta e de maior fiscalização para evitar a destruição de áreas de floresta e o aumento das emissões de gases de efeito estufa.
A Marcha pelo Clima convoca todos os cidadãos de Santarém que se preocupam com o futuro da região e do planeta a se unirem nessa luta por um futuro mais sustentável e livre dos impactos devastadores das queimadas.
Serviço:
Marcha pelo Clima de Santarém
Data: 02 de dezembro, a partir das 17h
Concentração: Em frente ao Centro Regional de Governo do Oeste do Pará, Rua 15 de agosto, Centro.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.