Encosta desaba no bairro do Coroadinho, em São Luís, e faz muro de casa cair


De acordo com os moradores da área, a última vez que a Defesa Civil de São Luís esteve na região foi há cinco anos, quando houve um deslizamento em uma casa na mesma rua em que fica a encosta. Encosta desaba no bairro do Coroadinho durante forte chuva
Uma encosta desabou, nesta quarta-feira (21), no bairro do Coroadinho, em São Luís. O deslizamento de terra provocou a queda do muro de uma casa. Ninguém ficou ferido.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Seu Bernardo, que é morador da Travessa Santa Luzia há 20 anos, afirma que nunca houve medidas do poder público para acabar com a situação de risco da encosta, que fica ao lado da casa dele. Foi seu Bernardo e os filhos que colocaram pneus na tentativa de proteger as casas.
“Nós mesmo, moradores, que coloca material e ameniza ao máximo”, relata o aposentado Bernardo Gomes.
Encosta desaba no bairro do Coroadinho, em São Luís, e faz muro de casa cair
Reprodução/TV Mirante
De acordo com os moradores, a última vez que a Defesa Civil de São Luís esteve na região foi há cinco anos, quando houve um deslizamento em uma casa na mesma rua em que fica a encosta. Ainda segundo os moradores, as outras casas próximas à encosta não foram avaliadas pela Defesa Civil.
Leia também:
VÍDEO: Casas desabam e muro de condomínio cai na Grande São Luís durante forte chuva desta quarta-feira (21)
Inmet emite alerta de chuvas intensas para o MA; confira as cidades afetadas
VÍDEO: Estrutura metálica de supermercado cai e atinge cinco carros em São Luís
Gleidy Nice, que mora com o marido e o filho de 4 anos, na Travessa Santa Luzia, conta que, por pouco, o deslizamento não atingiu a casa dela. Para tentar se proteger com a família, ela preferiu sair de casa e ficar na residência do sogro.
“Eu espero que eles tomem alguma providência, porque não dá pra ficar com uma criança de quatro ano lá em cima desse jeito”, destaca a dona de casa.
Ao g1, a Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania ( Semusc) informou que a Defesa Civil de São Luís esteve no local do deslizamento, no Coroadinho, onde o muro de uma casa desmoronou.
De acordo com o órgão não houve feridos e a equipe prestou total suporte à família, que foi retirada da residência por questões de segurança.
A Semusc disse, ainda, que a Defesa Civil acionou a Secretaria Municipal da Criança e da Assistência Social (Semcas) e a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) para prestar assistência no local.
Já o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) informou ao g1 que uma equipe do 1° Batalhão de Bombeiros Militar foi mobilizada e avaliou o local do desabamento no Coroadinho. E, em decorrência do risco iminente, foi realizado o isolamento e a colocação de lonas de plástico na área de instabilidade das encostas. Não houve feridos, e a família será assistida pela Superintendência de Defesa Civil Municipal.
Áreas de risco em São Luís
A Defesa Civil de São Luís informou que monitora 72 áreas de risco na capital, que estão distribuídas pela cidade, incluindo a região Itaqui-Bacanga. O monitoramento é realizado por meio de visitas técnicas, vistorias, emissão de laudos e encaminhamento dos diagnósticos aos órgãos competentes, para que decisões conjuntas sejam tomadas.
A Defesa Civil municipal afirmou, ainda, que adota as medidas no âmbito de suas atribuições, como a colocação de lona nas encostas, retirada de famílias e interdição de imóveis com risco de desmoronamento.
O órgão alerta que as pessoas devem evitar plantar árvores como bananeiras nas encostas, pois as raízes dessas plantas são pequenas e não fixam no solo encharcado. Além disso, devem realizar o descarte correto do lixo, para coibir o acúmulo de sacolas e outros materiais nesses locais, situação que favorece os alagamentos.
A população das áreas de risco pode entrar em contato com a Defesa Civil municipal por meio do número 99107-3550.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.