Algodão tem aumento de 34,2% na área plantada e soja deve alcançar 1,5 milhão de hectares cultivados no Tocantins


Janela de plantio do algodão começa nesta quinta-feira (21). Soja deve ter aumento de 12% na produção do estado, segundo a Seagro. Plantações de algodão e soja
Keven Lopes/Governo do Tocantins/ Seagro/Arquivo
As culturas de algodão e soja produzidas no estado estão expandindo as áreas plantadas para a safra deste ano. Na primeira, o crescimento é de 34,2% na área plantada em relação à safra 2022/2023. Para a soja, a expectativa é de 3% a mais em relação à safra anterior, podendo chegar a 1,5 milhão de hectares cultivados.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
As informações são da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro) e da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec). Com relação ao algodão, a partir desta quinta-feira (21) estará aberta a janela de plantio da cultura no Estado.
O prazo segue até 15 de janeiro de 2024 para a primeira safra (sequeiro). Para a safrinha do algodão a plantação está autorizada a partir do dia 15 de janeiro e seguirá até 15 de março.
De acordo com a Adapec, com o crescimento a área cultivada do algodão chegou a 8.823 hectares neste ano. As maiores produções estão em Dianópolis, Campos Lindos, Tocantínia e Nova Rosalândia.
Até esta quarta-feira (20) está em vigor vazio sanitário do algodão no Estado. Desde o dia 20 de setembro, equipes da Adapec monitoram as áreas de cultivo com o objetivo de prevenir contra o bicudo-do-algodoeiro, um besouro que ataca a plantação de algodão. Se não tiver controle, a praga pode comprometer até 70% da produção, segundo a pasta.
Soja deve ter crescimento de 12%
Com relação à soja, a expectativa de crescimento para a próxima safra é de 12%. Também houve expansão da área plantada, que deve alcançar 1,5 milhão de hectares de cultivo, representando um crescimento de 3% em relação à safra anterior, de acordo com a Seagro, com base nos dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Um levantamento técnico realizado pela pasta apontou que grande parte da área destinada ao cultivo da oleaginosa no estado já foi semeada, sendo as mais avançadas com 90% do total da área plantada e as mais atrasadas, com 70%. Neste ano, os produtores puderam contar com as boas condições climáticas para o plantio.
“Com base nessas informações, é esperado que até o fim de novembro os produtores tocantinenses concluam os plantios da soja, favorecendo uma janela de plantio que promete bons resultados para a segunda safra, especialmente para o milho, nosso principal cereal e segunda cultura”, explicou o engenheiro agrônomo da Seagro, Thadeu Teixeira Júnior.
Todo o setor agrícola é beneficiado com a expansão da área plantada e produção de soja, que segundo o engeneiro, geram renda aos agricultores e impulsionam os negócios como venda de insumos agrícolas, combustíveis e máquinas, e ampliam até a contratação de profissionais que atuam na área rural.
Para seguir com a previsão positiva, segundo o engenheiro é preciso ter um equilíbrio entre produção e a preservação ambiental, além de políticas públicas e investimentos em novas tecnologias.
PIB no Tocantins
Dados recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Produto Interno Bruto (PIB) do Tocantins teve crescimento de 6% em 2022. O estado teve o quarto melhor desempenho entre os estados, em comparação com 2021, somando R$ 58,2 bilhões.
Apesar do crescimento, o setor da agropecuária no Tocantins foi o único que apresentou queda. Em 2021, era de 28,6% e, em 2022, 23,8% do total. Mesmo assim, as últimas taxas foram as maiores da atividade na série histórica, informou o IBGE.
Os setores com maior participação no PIB do Tocantins são o de serviços, com 63,8% e a indústria, com 12,4% do total, apontou o levantamento. Com relação ao PIB nacional, a participação tocantinense foi de 0,6% em 2022, segundo o IBGE.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.