Instituto de Educação: escola pública tombada pelo patrimônio histórico reabre após reforma em Porto Alegre


Tradicional colégio ficou cerca de 8 anos fechado durante as obras. Instituto de Educação Flores da Cunha tem mais de 150 anos. Instituto de Educação reabre as portas depois de 8 anos
Uma das escolas públicas mais importantes do Rio Grande do Sul reabriu as portas após 8 anos de reformas em Porto Alegre. O Instituto de Educação Flores da Cunha voltou a atender, nesta segunda-feira (19), cerca de 1 mil alunos nos turnos da manhã, tarde e noite.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
A escola fica na Avenida Osvaldo Aranha, ao lado do Parque da Redenção, em um prédio com mais de 150 anos tombado pelo patrimônio histórico do estado.
O investimento total da obra foi de quase R$ 23 milhões, segundo o governo do estado. Além da reforma geral e do restauro da estrutura, também foram recuperados os móveis e as obras de arte do local.
Entre as melhorias, estão as novas áreas cobertas no pátio, a adaptação para acessibilidade, além da pintura e dos novos equipamentos nas salas de aula.
Sala de aula do Instituto de Educação, em Porto Alegre
Reprodução/RBS TV
O clima no colégio era de empolgação de estudantes, professores e funcionários.
De acordo com a Secretaria Estadual da Educação, o Instituto de Educação vai abrigar, em breve, um centro de formação de professores e o Museu da Escola do Amanhã. A ideia é focar na inovação e fazer com que o espaço se torne um centro de referência em educação.
Em 2015, surgiram os primeiros relatos de problemas estruturais no Instituto de Educação Flores da Cunha. Os alunos foram encaminhados a quatro escolas estaduais da capital.
As obras começaram em 2016, mas foram interrompidas diversas vezes por falta de recursos.
Fachada do Instituto de Educação, em Porto Alegre
Reprodução/RBS TV
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.