PRF apreende pássaros silvestres de espécie que já foi ameaçada de extinção sendo transportados no Pará


Condutor flagrado com os curiós não tinha documento legal e deve responder por crime ambiental. Pássaros silvestres são resgatados no interior do Pará
Divulgação PRF
Quatro pássaros silvestres foram resgatados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante fiscalização no quilômetro 153, da rodovia BR-316 em Capanema, no nordeste do Pará. O caso foi caracterizado como crime ambiental.
O flagrante ocorreu após procedimento da PRF de fiscalização a um carro que aparentava suspeito. O caso foi divulgado nesta segunda-feira (19).
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
No veículo estavam o condutor e dois passageiros que transportavam as aves da espécie “Oryzoborus Angolensis”, popularmente conhecida como curió. Os animais estavam em gaiolas.
Os animais não possuíam a documentação necessária que comprovasse a legalidade da posse. A espécie já esteve ameaçada de extinção, e a criação doméstica e a comercialização sem autorização do IBAMA configuram crime ambiental.
O condutor foi questionado pelos agentes sobre os animais e afirmou ser o proprietário de uma das aves, enquanto os passageiros seriam responsáveis pelas demais.
Os suspeitos ainda alegaram que estavam viajando do quilômetro 47, em Santa Luzia do Pará com destino a Capanema.
As aves foram resgatadas e encaminhadas à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Capanema (SEMMA). O crime ocorreu no último sábado (17).
Os envolvidos no caso assinaram um termo circunstanciado de ocorrência (TCO), se comprometendo a comparecer em juízo quando solicitados.
✅ Siga o canal e receba as notícias do g1 Pará direto no WhatsApp
VÍDEOS: assista às notícias do Pará
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará
Adicionar aos favoritos o Link permanente.