Vizinha diz que viu criança na janela antes de cair de 4º andar em Santa Bárbara: ‘estava chamando o pai’


O pai tinha saído para ir ao mercado ao lado do condomínio, enquanto a criança dormia. Menino de quatro anos cai do quarto andar de prédio em Santa Bárbara d’Oeste
Uma vizinha da criança que caiu do quarto andar de um prédio em Santa Bárbara d’Oeste (SP) relatou que ouviu o menino chamar pelo pai na janela. Ela afirma que mora no andar de baixo e o viu cair.
O menino de 4 anos ficou ferido após cair do quarto andar de um prédio residencial no bairro Parque do Lago, na quinta (15). O pai tinha saído por alguns minutos para ir ao mercado ao lado do condomínio, enquanto a criança dormia.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
Segundo a faxineira Cleide Marques, que mora no terceiro andar do mesmo bloco, ela estava entrando no condomínio e chegou a cruzar com o pai, que estava em um mercado ao lado. “”Eu encontrei com o pai dele aqui no portãozinho, que ele veio no mercado”, contou.
“Na hora que eu estava entrando no bloco, ele [menino] estava lá em cima na janela, chamando o pai dele. Só que para mim tinha alguém com ele lá”, afirmou.
Ela disse que entrou no apartamento e quando abriu a janela viu o menino caindo. “Foi muito rápido. Na hora que eu escutei o barulho e olhei embaixo, eu já saí gritando, pedindo socorro e veio aquele monte de gente.”
Criança caiu do quarto andar de um prédio residencial em Santa Bárbara
Reprodução/EPTV
A vizinha afirma que o pai é apegado ao filho. “É um pai excelente. Foi uma coisa de minutos, coitado. Para ele o menino ia ficar dormindo. É a vida dele esse menino, de casa eu escuto o carinho, o amor que ele tem. É triste. Para ele o pior castigo está sendo esse, ele ter visto o filho dele lá”, argumentou.
A líder de loja Kátia Camargos, que trabalha no mercado ao lado do condomínio, conta que o pai foi até o estabelecimento e pegou alguns produtos.
“Quando ele estava finalizando a compra dele entrou uma vizinha aos prantos falando que o filho dele tinha caído da janela. Ele já largou as compras e saiu correndo”, contou.
Ela lembra que acompanhou o pai até o condomínio. “Ele ficou desesperado, não sabia o que fazer”, relatou. Em seguida, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou ao local e fez o atendimento ao menino.
Negligência
A equipe da EPTV, afiliada TV Globo, ouviu uma advogada da Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Campinas. Larissa Almeida Rodrigues explicou que são várias as situações que podem ser consideradas negligência ou abandono de incapaz.
“Vários são os fatores que a gente pode considerar como negligência. Em regra é deixar de cuidar”, argumentou.
Ela exemplifica que deixar uma criança sozinha se enquadra nessa situação, assim como outras, como deixar de amamentar um bebê, colocar em risco a saúde da criança.
“A negligência é você deixar de dar atenção a alguém que esteja sob sua responsabilidades ou sob seus cuidados, ou colocar essa pessoa em uma situação de risco”, explicou.
Condomínio residencial onde criança caiu de 4º andar em Santa Bárbara
Reprodução/EPTV
O caso
Segundo o boletim de ocorrência da Polícia Civil, na quinta-feira o menor não foi à creche porque não se sentia bem, então ficou em casa com o pai, enquanto a mãe trabalhava. O homem teria deixado a criança sozinha por alguns minutos para ir ao supermercado.
O menino foi socorrido e levado por uma ambulância ao Pronto Socorro Dr. Edison Mano. Segundo a prefeitura, ele foi atendido, estabilizado e transferido ainda na tarde de quinta para o Hospital Estadual de Sumaré.
A criança teve traumatismo craniano. O estado de saúde não foi informado pela unidade até esta publicação.
Foi registrado um boletim de ocorrência de abandono de incapaz e o caso vai ser investigado pela Polícia Civil.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.