Raios e granizo na região de Ribeirão deixam moradores impressionados


Mais de 400 descargas elétricas foram contabilizadas durante a forte chuva.
‘Nunca tinha visto assim, com tanto raio’, conta fotógrafo que filmou o céu.

 

A quantidade de raios durante o temporal que atingiu Ribeirão Pretox (SP) na noite desta terça-feira (1º) deixou o fotógrafo Fabio Vinicius Duarte Campos impressionado. Ele filmou o céu da sua casa no bairro jardim Presidente Dutra, zona norte da cidade, e encaminhou as imagens ao VC no G1.

Foram 467 descargas elétricas registradas entre 13h30 e 6h, segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat). O grande número de raios e a força dos ventos de 60km/h intensificaram a chuva que registrou índice de 52,5 milímetros, segundo informações da Defesa Civil.

O fotógrafo contou que resolveu fazer o registro porque ficou surpreso com o espetáculo de raios durante a chuva. “Era por volta de 20h11. Logo quando a chuva começou, eu já peguei meu celular e fui gravar porque eu nunca tinha visto chuva assim com tanto raio”, afirma.

Apesar da beleza das imagens, ele e a família ficaram assustados com a situação. “São vários clarões em meio a chuva com uns trovões fortes. Renderam umas imagens bem bonitas, mas eu e minha família ficamos muito assustados em casa, por que isso já aconteceu e arrancou telhados, derrubou árvores, destruiu muito.”

Em Barrinha (SP), os cinco minutos da chuva de granizo na noite desta terça-feira foram suficientes para cobrir as ruas do centro.

“Ela [chuva] passou rápido, mas a rua ficou cheia de granizo, parecia até neve. Em cima do carro ficou gelo, foi muito forte. E o curioso é que choveu mais no centro, em outras áreas não choveu tanto. Me impressionou mesmo”, diz o desenhista projetista Vanderlei Camargo, que fotografou o chão coberto.

Chuva de granizo durou 5 minutos e gelo cobriu ruas em Barrinha (Foto: Vanderlei Camargo/Arquivo Pessoal)

Quantidade de descargas elétricas assustou os moradores de Ribeirão (Foto: Fábio Campos/VC no G1)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.