Alto Tietê registra aumento de 26% em ocorrências de pipas na rede elétrica em 2023


De acordo com a EDP, municípios da região registraram, em média, cinco ocorrências envolvendo pipas na rede elétrica em 2023. Só em Itaquaquecetuba, mais de 50 mil clientes tiveram problemas devido às ocorrências envolvendo pipas. Em 2022, o Maranhão já registrou mais de 800 ocorrências envolvendo pipas na rede elétrica
Divulgação/Equatorial Maranhão
No ano passado, mais de 156 mil clientes do Alto Tietê sofreram com a falta de energia provocada por ocorrências envolvendo pipas enroscadas na fiação, segundo a EDP, concessionária que distribui energia elétrica na região. Isso representa um aumento de 26% em relação a 2022.
Ainda de acordo com a concessionária, em 2023 os municípios da região registraram, em média, cinco ocorrências por dia envolvendo pipas na rede elétrica dos municípios.
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Em Itaquaquecetuba, por exemplo, mais de 50 mil clientes sofreram com os impactos das ocorrências envolvendo pipas em 2023. Já em Mogi das Cruzes, mais de 21 mil clientes foram afetados no ano passado.
O monitoramento da EDP indica que o maior número de clientes afetados se deve à localização das ocorrências, em trechos mais populosos e próximos das redes elétricas.
Segundo a EDP, a tecnologia do Centro de Operações Integrado (COI) da concessionária ajuda a reduzir o impacto aos clientes por meio de manobras automatizadas no sistema de distribuição de energia. No entanto, os problemas provocados por esse tipo de ocorrência são grandes e também podem causar acidentes com quem está soltando a pipa e a população ao entorno.
“O transtorno provocado por uma pipa que enrosca na fiação é muito grande, podendo deixar hospitais, escolas, residências e empresas sem energia. Além disso, temos também o risco de ferimentos graves e até de morte para quem pratica esta brincadeira sem o cuidado com a segurança”, destaca o gestor executivo de operação e serviços da EDP, Stevon Schettino.
As linhas de pipas, com ou sem cerol ou produtos cortantes, causam desligamentos ao romper os cabos de energia e também podem provocar curtos-circuitos, ao ficarem presas na fiação. No período de férias escolares, no qual há maior incidência desse tipo de ocorrência, a EDP intensifica o alerta. “A EDP deve ser acionada imediatamente em caso de qualquer ocorrência que envolva a rede de distribuição de energia. Será encaminhada equipe técnica ao local para reparar o dano causado e para o restabelecimento do sistema”, reforça o gestor.
Confira abaixo dicas para que a brincadeira possa acontecer com toda a segurança:
Busque espaços abertos como parques e campos, onde não exista o risco de contato com fios de energia. Empine pipas longe de rede elétrica, em locais onde não exista nenhum tipo de cabo de energia, de serviço telefônico ou antenas de celular. Isso evita acidentes e interferências na qualidade desses serviços;
Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, não tente retirá-la. Nunca use varas nem suba em postes, muros ou lajes para tirar uma pipa. O choque, nestes casos, pode ser fatal. Somente técnicos da distribuidora são treinados para manusear a rede com toda segurança.
Arremessar objetos na rede elétrica para o resgate da pipa pode causar graves acidentes. O “lança-gato” (pedra presa a uma linha), ou qualquer outro objeto, não deve ser lançado na rede;
Jamais use cerol ou a chamada “linha chilena”. Esses produtos são proibidos e podem também provocar acidentes graves e mortes. Ao cortar a camada protetora da fiação, a linha interrompe a transferência de corrente elétrica, podendo provocar curto-circuito;
Não empine pipas perto de estradas e vias de grande circulação de veículos, pois a linha da pipa pode ferir ciclistas e motociclistas, além do risco de atropelamento a quem está praticando a brincadeira.
Vale ressaltar que, em caso de acidentes relacionados ao sistema de energia, nunca se aproxime do local. A EDP orienta a entrar em contato com as equipes da concessionária pelos canais:
Aplicativo EDP Online (compatível com tablets e smartphones);
WhatsApp (11) 93465-2888;
Central de Atendimento: 0800 721 0123.
A concessionária ressalta que todos os canais de relacionamento são gratuitos e funcionam 24 horas.
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