Ao menos quatro cidades do Alto Tietê têm programação do Janeiro Branco, que tem foco na saúde mental


Campanha tem como objetivo alertar a população sobre a prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico. Ao menos quatro cidades do Alto Tietê têm programação do Janeiro Branco, que tem foco na saúde mental
Prefeitura de Arujá/Divulgação
As doenças mentais podem ter diferentes origens, sendo causadas por fatores como genética, abuso de substâncias e traumas. Buscando evitar que elas sejam desenvolvidas, o Janeiro Branco tem sido realizado anualmente e terá ações nas cidades do Alto Tietê.
A campanha tem como objetivo alertar a população para os cuidados que devem ser tomados com a saúde da mente e a saúde emocional, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico.
Arujá já fez uma ação com idosos no início do mês. Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba afirmam que ainda estão planejando a programação para conscientização.
Poá e Salesópolis disseram que as cidades não contarão com programação especial. Biritiba Mirim não respondeu o questionamento.
No Alto Tietê, algumas cidades realizam ações durante este mês. Veja como atuará cada uma delas no Janeiro Branco:
Guararema
A Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, afirmou que em todos os meses do ano trabalha conteúdos relacionados à Saúde Mental. Em janeiro, considerado o mês de conscientização sobre saúde mental, são realizadas rodas de conversa e momentos de disseminação de informações sobre a Rede de Atenção Psicossocial de Guararema (Raps) nas Unidades de Saúde, com foco no Centro de Atenção Psicossocial (Caps).
Mogi das Cruzes
A Secretaria de Saúde de Mogi afirmou que durante todo o mês haverá rodas de conversa nas Unidades de Saúde da Família (USFs). Para o dia 31 de janeiro, como encerramento, está programada uma caminhada com representantes da Rede de Apoio Psicossocial (Raps), no Parque Centenário, a partir das 9h.
Santa Isabel
Em Santa Isabel, tanto as unidades de saúde, como o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), têm realizado grupos educativos, bem como murais informativos sobre o tema.
Nos postos de saúde, a conscientização é focada nos pacientes que estão em sala de espera. Enquanto aguardam o atendimento médico, a equipe de enfermagem realiza uma palestra de conscientização sobre saúde mental.
No caso de pacientes com transtornos mentais, eles são atendidos junto ao CAPS, onde é ofertado o atendimento com psicólogos, psiquiatras, além de a disponibilização de oficinas, entre outras atividades.
Suzano
Em alusão ao Janeiro Branco, a Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou uma série de atividades nas 24 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs) que visam dialogar e conscientizar a população sobre a importância de cuidar da mente.
As ações são coordenadas pela Rede de Atenção Psicossocial (Raps) da cidade e realizadas pelos psicólogos de cada UBS. Elas incluem orientações, caminhadas, rodas de conversa, painéis, plantões de acolhimento, oficinas, entre outras atividades que abordam a importância de refletir sobre a própria vida e buscar a paz e o equilíbrio emocional.
Algumas unidades, como a UBS Palmeiras, terão Sala de Espera Humanizada todos os dias, Painel de Humanização livre e mutirão de escutas em saúde mental – esta última atividade acontece em 27 de janeiro (sábado), das 8 às 15 horas. A USF Maria José Lima Souza, no Jardim Ikeda, terá caminhada no território com pacientes e profissionais em 23 de janeiro (terça-feira) e uma roda de conversa com o tema “Saúde Mental na Atualidade” no dia 26 (sexta-feira).
Em 17 de janeiro (quarta-feira), às 7h30, a USF Maria Inês Pinto dos Santos, no Jardim Revista, vai utilizar Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), como o Lian Gong, palestra, dinâmica e momento de descontração. A apresentação será realizada em conjunto com as equipes de psicologia e farmácia, com o tema “Medicalização da Vida e Saúde Mental”. Já a USF Gregório Bonifácio da Silva, na Vila Fátima, contará com plantão psicológico das 8 às 11 horas nos dias 15 e 22 (terças-feiras). A mesma unidade terá, no dia 26 (sexta-feira), o “Cine Saúde Mental”, com filmes que fazem referências e reflexões sobre o tema. A programação de cada unidade está sendo divulgada nos próprios locais, por meio de cartazes e anúncios.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê
Adicionar aos favoritos o Link permanente.