77% dos pedidos de poda de árvores não foram atendidos em Campinas em 2023


De acordo com a Lei de Acesso à Informação, mais de 5.500 pedidos de poda foram realizados, mas 77% ficaram pendentes. Pedidos de poda de árvores não atendidos crescem 95% em Campinas em um ano
Moradores de Campinas (SP) estão preocupados com a demora da prefeitura para fazer a poda ou corte de árvores na cidade. No ano passado, de acordo com a Lei de Acesso à Informação, mais de 5.500 pedidos de poda foram realizados, mas 77% ficaram pendentes.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Em 2022, foram quase quatro mil pedidos, sendo que 57% deles não foram atendidos. Além disso, de 2022 para 2023, a quantidade de podas não realizadas em Campinas cresceu 95%. O serviço é feito por apenas sete equipes em toda a metrópole.
Em diversos pontos da cidade, é possível ver galhos encostando na fiação e até placas de sinalização escondidas. Em uma praça no bairro Vila Nova, em Campinas, um galho grande caiu com as últimas chuvas. O fisioterapeuta Pedro Henrique de Araújo mora em frente a praça e já chamou a prefeitura para fazer a poda das árvores.
“Eu não tenho nem ideia de qual foi a última vez que foi feito poda aqui. Muito tempo. Acho que, talvez, mais de um ano que não há essa poda das árvores. O que chama nossa atenção, o que nos preocupa, são as árvores que já estão invadindo a rua. Para os carros transitarem, eles precisam ocupar só metade da rua porque a árvore não permite”, relata Pedro.
Na mesma praça, uma árvore que precisa de poda se tornou obstáculo para quem costuma fazer caminhadas.
“As pessoas que gostam de caminhar aqui na praça, ou você caminha pelo interior da praça, ou você se desloca para o meio da rua porque não é possível passar em alguns pontos, porque a árvore acaba invadindo a calçada”, pontua o fisioterapeuta.
A babá Geralda Araújo mora na mesma região e passa pelo local à noite, quando volta do trabalho. Ela denuncia a escuridão que fica o local por causa das árvores sem poda.
“Eu acho um absurdo o que acontece com as nossas praças. A gente vê as árvores crescendo desordenadamente, principalmente na parte baixa. É onde a gente vê a necessidade de um cuidado da prefeitura, do DPJ […] Sempre tem essa necessidade de fazer uma poda, mas não para destruir a praça”, frisa.
Poda de árvore em Campinas
Reprodução/EPTV
Pedidos de poda
A publicitária Alessandra Alabi já fez três pedidos de podas desde 2017, mas nenhum foi atendido. Ela ligou para o 156 para abrir mais um protocolo, com a esperança de ser respondida. A solicitação foi aberta, mas sem prazo. A publicitária contou que, recentemente, um galho encostou na fiação, provocando um pequeno incêndio.
“Nós já abrimos protocolos desde 2017, até antes, e outro em 2021 para poda das árvores e nada aconteceu até agora, infelizmente. É um desprezo com as nossas praças de Campinas. Essa praça está totalmente coberta por árvores gigantescas cobrindo fios, com muita escuridão, e isso é muito perigoso”, lamenta Alessandra.
O que diz a prefeitura
Uma equipe de reportagem da EPTV, afiliada da TV Globo, acompanhou uma das sete equipes da prefeitura realizando podas no Taquaral. O secretário de Serviços Públicos de Campinas, Ernesto Paulella, garantiu que até março, mais oito equipes devem ser contratadas para acelerar o serviço.
“A primeira questão é assim, 2023 foi atípico. Nós tivemos chuvas intensas, quedas de 800 árvores na cidade durante o ano, duas mortes, e tudo isso alertou muito a população em relação a árvores. A maioria dos pedidos, isso tem vistoria, não procede. A poda de árvores exige um conjunto de variáveis. O prefeito autorizou mais oito equipes que está em licitação”, pontuou o secretário.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.